Cultura Popular é destaque da agenda de junho das Fábricas de Cultura
No sábado, 24, Dia de São João, as Fábricas de Cultura de Osasco, Brasilândia e Jardim São Luís irão celebrar a data com programações diversas
- Data: 01/06/2023 15:06
- Alterado: 01/06/2023 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Trio Marajó e a cantora Jamille Queiroz são atrações confirmadas
Crédito:Divulgação
Em junho, as Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo e Osasco mergulham na cultura popular para celebrar o São João e exaltar a produção artística de seus aprendizes. Ao longo do mês, além das tradicionais festas juninas, as unidades realizam a Mostra de Processos, ação artístico-pedagógica que reúne os projetos desenvolvidos dentro dos Ateliês de Criação e Trilhas de Produção a cada semestre.
Veja os destaques:
As celebrações juninas estarão à toda no sábado, 24.
Na Fábrica de Cultura Osasco, das 13h às 19h, vai rolar a Mostra Junina, unindo o encerramento do semestre com a boa diversão do São João. O público também vai poder aproveitar uma praça de alimentação, uma feirinha com comes e bebes juninos tradicionais; jogos e brincadeiras lúdicas; e o show Jamille Queiroz canta O Nordeste com um repertório diverso que exalta a cultura nordestina e o empoderamento feminino. Vão estar no palco também Ju flor na sanfona e Cacá Molgora no zabumba.
Bem perto dali, vai acontecer a Festa Junina da Brasa, na Fábrica de Cultura Brasilândia. A celebração tradicional terá músicas típicas do Nordeste com a presença do Dj Leno, Arraiá do Kinho, muito forró com o grupo Trio Marajó, Quadrilha Carnareal brincadeiras típicas com o Projeto Espremedor: Dia de Brincar, além de brinquedos infláveis, muita pipoca e algodão-doce até às 19h.
Na mesma festa do dia 24/06 terá a Mostra de Processos com a ação Vila Brasilândia, Vila Sertaneja, que reunirá músicas, coreografias e figurinos que evidenciam a presença da cultura do centro-oeste na capital paulista. O público poderá ver essa apresentação das 14h às 16h.
E quem estiver pela zona Sul poderá aproveitar o Dia de São João (24/6) na Fábrica de Cultura São Luís, das 14h às 21h. A festa contará com a participação da Associação Cantinho Sertanejo, que há 20 anos atua na região e trará a Domingueira Sertaneja com comidas típicas, brincadeiras e música caipira. O público poderá aproveitar a apresentação do Trio Raça do Pajeú e o show Pra Fazer Forró de Alex Corrente, com músicas autorais e releituras de grandes nomes da música popular nordestina.
E contemplando a Mostra de Processos, o Núcleo de Moda leva para a festa a intervenção artística e mini desfile Brasilidades Nossas, com criações manuais que refletem a identidade periférica e a estética nacional feita pelos aprendizes do curso formativo.
No dia 27, terça-feira, às 15h, a Equipe de Biblioteca da unidade Jardim São Luís promove a atividade Festividades Juninas do Maranhão. Neste encontro, os participantes terão contato com a história do boi maranhense e seus desdobramentos nas festas populares a partir de vídeos, livros do acervo e trocas, abordando a musicalidade, vestimentas e dança que cerca essa tradição.
E na quarta, 28, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe a contação de histórias teatral de A Cabaça e o Canto Ancestral, apresentada por Will Oliveira a partir das 15h. O boneco Porongo conduz a história mostrando elementos ancestrais africanos de forma lúdica através da música e da palavra.
O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e as unidades informadas são gerenciadas pela OS Poiesis.