CTQ alerta para riscos com fogos de artifício durante festas juninas e julinas
CTQ atendeu 266 pacientes com queimaduras de 1º a 3º grau até junho deste ano; serviço está localizado no Hospital Municipal do Tatuapé e é referência na rede municipal de saúde
- Data: 30/06/2023 09:06
- Alterado: 30/06/2023 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Fogueira
Crédito:Reprodução Facebook - Paróquia São José de Tupi
Embora junho esteja chegando ao fim, os festejos temáticos do mês se estendem ao longo de julho, por isso, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio – Tatuapé, referência em tratamento de queimaduras na capital paulista, alerta para os riscos envolvendo a manipulação de fogos de artifício em época de festas juninas e julinas.
Somente neste ano, foram atendidos 266 pacientes com queimaduras de 1º a 3º grau, por motivos diversos, sendo que 41 sofreram queimaduras de segundo grau em cabeça e pescoço, 17 tiveram queimaduras de segundo grau do punho e da mão e 12 pessoas com queimaduras de segundo grau do tronco.
Durante todo o ano de 2022, a unidade de atendimento aos queimados desse hospital municipal acolheu 533 pessoas. Desde 2019 até o momento, foram atendidas, ao todo, 1.997 pessoas no CTQ.
Para evitar acidentes, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que sejam seguidas as instruções de uso, armazenamento e idade descritas na embalagem dos artefatos, além de não soltar os fogos na direção de outras pessoas.
Estrutura de atendimento
O CTQ conta com equipe especializada e multiprofissional formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas.