Crochê Chavoso, batalhas de slam e de Tik Tok na agenda das Fábricas de Cultura

Público ainda poderá visitar exposição fotográfica na Fábrica de Cultura Osasco e participar da Feira de Profissões para estudantes na unidade Brasilândia

  • Data: 31/08/2023 13:08
  • Alterado: 31/08/2023 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Crochê Chavoso, batalhas de slam e de Tik Tok na agenda das Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Osasco terá Batalha de Tik Tok

Crédito:André Hoff

Você está em:

Em setembro, as Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, promovem festivais e encontros de poesia nas zonas Norte e Sul da cidade de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape. Tudo de forma gratuita. Confira

A partir do dia 6, quarta-feira, será possível visitar na Fábrica de Cultura Osasco a exposição fotográfica Tudo Que Vem do Nada, do artista Mendesculpa. As imagens expostas buscam mostrar um pouco da essência da quebrada ao mostrar a diversidade do cotidiano periférico. Às 15h, o artista estará na unidade para um bate-papo sobre a exposição que ficará em cartaz até o dia 30 de setembro.

Também na quarta, 6, mas na Fábrica de Cultura Diadema, acontece a oficina palavras, rimas e poesias com a poeta e MC King Abraba, que compartilhará suas vivências nos processos de escrita que vem desenvolvendo em slams e saraus e na construção de seus livros e livretos já publicados. A oficina acontecerá na biblioteca das 10h às 12h e apresentará ao público o universo das publicações independentes. 

Para quem gosta de aproveitar o fim de semana, no sábado, 9, acontece o Festival 100% Favela 2023, organizado pelo Instituto Periferia Ativa com o apoio das Fábricas de Cultura Capão Redondo e Jardim São Luís. O evento anual ocorre há 23 anos na comunidade Favela Godoy, localizada na região, e terá diversas atrações ligadas ao movimento Hip-hop. O festival vai das 12h às 23h, no sábado, e continua no domingo, dia 10, das 01h às 12h. 

Na quarta, 13, às 10h30, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a atividade A Casa do Gelatina: Festival de Comédia StandUp que reunirá os humoristas Bob Rodrigues e Celso Junior juntamente com o Palhaço Gelatina em uma apresentação que celebra a diversidade do humor. 

A palhaçaria continua na unidade no dia 15, sexta, às 15h, com o espetáculo circense Esquadrão Bombelhaço, do Circo Teatro Palombar. O espetáculo gira em torno de um batalhão de bombeiros formado por palhaços e as trapalhadas em que se envolvem ao tentar cumprir as ações de salvamentos. O espetáculo será na Arena de Circo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, onde ocorre o FOLIA, curso de formação livre e desenvolvimento em artes circenses. 

No sábado, 16, a partir das 9h, acontece uma Feira de Profissões na Fábrica de Cultura Brasilândia. O evento é direcionado para jovens e adolescentes vestibulandos interessados em conhecer o mercado de trabalho por meio de palestras, roda de conversa, dinâmicas e apresentações. 

Outra opção para aproveitar o sábado é o encontro Fábrica de Rimas, realizado pela produtora Freakywood, das 14h às 20h, na Fábrica de Cultura Osasco. Nesta competição com artistas da cena do hip-hop, o público poderá ver as habilidades líricas e de improviso dos participantes, além de pocket shows. 

E a programação de sábado, 16, termina na Zona Sul com o Festival South Zone Urban Dance na Fábrica de Cultura Capão Redondo às 12h. O evento vai até domingo, 17, às 19h, com o objetivo de promover apresentações de dança urbana e bate-papos sobre a área. Esta edição tem como eixo temático o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio, que será abordado por meio de um bate-papo e trocas de mensagens entre o público durante o evento. 

Para celebrar o Dia Nacional do Teatro (19/09), a Fábrica de Cultura Iguape recebe no dia 20, quarta, a Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ! com o espetáculo E se fosse diferente?!, trazendo reflexões sobre o que acontece com as personagens em suas histórias, e o que poderia ter acontecido se tivessem agido diferente. O grupo se apresentará às 10h e às 15h.

Também no dia 20 ocorrerá o lançamento do $ingularidade, o EP de trap do artista Lusca. Cada faixa é um reflexo das vivências únicas de jovens da Zona Norte de São Paulo, que almejam um futuro melhor em meio às adversidades. O registro audiovisual que marca este lançamento estará disponível no canal do Youtube das Fábricas de Cultura a partir das 17h30. O conteúdo é para maiores de 18 anos. 

Uma opção para todos os públicos é a exibição do documentário Arte na Cidade, de Onofre Bonesso Júnior, na Fábrica de Cultura Jaçanã. A produção apresenta o movimento cultural do hip-hop em São Paulo ressaltando a musicalidade na criação do rap, na dança, no traço do grafitti e no som do DJ. A exibição será no dia 21, quinta, às 10h.

Na Fábrica de Cultura Osasco, tecnologia e poesia se encontram na Batalha de Tik Tok com o Projeto Dance Slam no dia 21, às 14h. O evento, que conta com DJ’s trans e travestis, reúne os elementos de uma batalha de poesia aliados com as dancinhas virais da rede social Tik Tok. E mais tarde, às 19h, os slammers podem participar de mais uma edição do Slam Coragem na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Poetas de todas as quebradas declamam poesias de até três minutos, com cinco jurados para dar notas de zero a dez.

O Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, localizado na unidade Jardim São Luís, recebe o Coletivo Artesanato Chave para um bate-papo sobre o Crochê Chavoso no dia 23, sábado, às 15h. O encontro abordará essa junção da arte manual do crochê com estilo periférico, passando por questões como empreendedorismo e o uso dessa técnica.

Outra opção para o sábado, às 16h20, é a apresentação O Som das Fábricas de Cultura na unidade Brasilândia, coordenada pela equipe de Estúdios. Os projetos artísticos do rapper Casimiro Oitenta e do cantor Marcelo Trovão, gravados no espaço, serão apresentados ao vivo.

E para finalizar a agenda do mês, a Fábrica de Cultura Diadema recebe o Projeto Dance Slam para uma aula de coreografias do TikTok em meio a desafios de rimas no dia 28, quinta, às 14h30. Já a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Iguape recebe a artista Soberana Ziza para ministrar a oficina Montando a História no dia 29, sexta-feira, às 14h. Os participantes irão confeccionar e montar os próprios quebra-cabeças por meio da técnica de sublimação inspirados em monumentos e lugares voltados para a presença negra.

Compartilhar:

  • Data: 31/08/2023 01:08
  • Alterado:31/08/2023 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados