CRISA tem oficinas com inscrições abertas

Espaço em Santo André tem como objetivo proporcionar momentos de integração e lazer para pessoas da terceira idade; há vagas para ginástica, canto coral, teatro e outras

  • Data: 10/04/2015 11:04
  • Alterado: 16/08/2023 17:08
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
CRISA tem oficinas com inscrições abertas

As aulas de ginástica são umas das mais procuradas no Centro de Referência

Crédito:

Você está em:

Irineu Ferreira de Souza, de 72 anos, se formou em psicologia, mas nunca exerceu. Passou a vida trabalhando nos Correios, onde descobriu sua verdadeira paixão em um treinamento na empresa: a memória. Passou então a estudar o assunto, a ponto desenvolver uma oficina repleta de exercícios para manter o cérebro sempre ativo. Suas aulas são umas das mais procuradas pelos frequentadores do Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa). Ainda há vagas para esta oficina nas turmas de segunda-feira, às 15h30.

Além disso, o espaço possui vagas abertas para ginástica, canto coral, teatro, danças circulares, violão e estimulação do cérebro. O Crisa oferece ainda aulas de dança cigana, artesanato, dança de salão, Yoga, informática, Lian Gong e inglês. Todos para a terceira idade. As oficinas duram o ano todo, por isso, os interessados em participar de atividades cujas vagas estejam preenchidas devem entrar em contato para deixar o nome para futuras turmas ou vagas remanescentes. “As atividades são uma forma de atrair o idoso para o Centro de Referência, de tirá-lo de casa e promover o contato dele com outras pessoas, a integração e a vida social”, conta Paulo Afonço Nunes, coordenador do Crisa.

O argumento funciona, pois passam pelo Crisa cerca de 500 idosos por semana, a maioria mulheres. “Possibilitar a interação entre as pessoas da terceira idade, o prazer da convivência e da atividade física e mental é o principal objetivo do Crisa. A vida ativa e positiva reflete na saúde dos idosos e até reduz a incidência de depressão”, acrescentou Mendes. Com foco na saúde emocional dos usuários, o Centro possui um grupo de terapia, que, sob os cuidados de uma psicóloga, se encontra semanalmente para conversar sobre as dificuldades e os prazeres da terceira idade.

A troca de experiências, o convívio e a construção de amizades é também o objetivo do grupo de convivência Feliz Primavera, composto por 23 pessoas com idade por volta dos 80 anos. Esse grupo também se reúne semanalmente, mas para realizar atividades de lazer como festas de aniversário, bingo e a tarde da pizza.

Na programação de atividades do Crisa fazem parte, ainda, passeios, excursões e saraus temáticos, com apresentação dos trabalhos artísticos dos frequentadores, como pintura, poesia e dança. Neste Carnaval, por exemplo, um grupo de 75 pessoas desfilou na escola Beleza Pura, na noite de sábado, 12 de fevereiro. “Eu acredito que participar de atividades como esta é também uma forma de cuidar do cérebro, principalmente, e também do corpo. A felicidade é muito importante” , frisou a usuária do Crisa, Maria Lúcia Raimundi, de 68 anos. “Pena que muitas pessoas não sabem o bem que a felicidade faz para a saúde. É uma ótima maneira de evitar doenças e o envelhecimento” reforçou.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) funciona no mesmo espaço que o Crisa, no bairro Jardim, com cursos de teatro, pintura, musicalização, além de informática.

SERVIÇO:
Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa)
Rua do Café, 32, bairro Jardim
Telefone: 4992- 8132

Compartilhar:

  • Data: 10/04/2015 11:04
  • Alterado:16/08/2023 17:08
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados