Crianças em casa na pandemia: como o Krav Maga pode ajudar
A Federação Sul Americana de Krav Maga preparou uma programação especial para que adultos e crianças consigam manter o corpo e a mente ativos durante o confinamento
- Data: 01/07/2020 13:07
- Alterado: 01/07/2020 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Krav Maga
Crianças em casa na pandemia: como o Krav Maga pode ajudar
Crédito:Divulgação/Krav Maga
Em tempos de pandemia e confinamento, o que fazer com as crianças dentro de casa? A rotina de pais e filhos mudou, é preciso conciliar estudo, trabalho e também a atividade física. Nesse cenário, o Krav Maga pode ser de grande ajuda, com benefícios que vão muito além da pandemia.
O Professor do ABC Paulista, Mario Franco, faixa-preta habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga e pai de 5 filhos, explica que a modalidade de defesa pessoal foi desenvolvida para que qualquer pessoa, pudesse se defender, não importando a sua idade, o seu porte físico ou sexo. “Mais do que isso, o Krav Maga traz benefícios como o aumento da disciplina, atenção, autoconfiança, coordenação motora, assim como da solidariedade com o outro, formando pessoas melhores”, afirma.
O Professor conta que para enfrentar o período de confinamento, a Federação Sul Americana de Krav Maga lançou um Programa online que estimula as crianças e os adultos a se manterem ativos mentalmente e fisicamente. Os vídeos do Programa “KRAV MAGA NA SUA VIDA” trazem exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, que as crianças podem praticar sozinhas, respeitando o limite de seu corpo, ou com os adultos, estreitando a relação familiar. “A atividade física aumenta a imunidade, o que é fundamental nesse período que estamos passando”, afirma Mário Franco.
O Programa também apresenta desafios para a mente, como por exemplo, jogos de atenção ou tarefas a serem realizadas com a mão contrária a que se usa no dia-a-dia (destros fazem com a esquerda e canhotos fazem com a direita). “Além de entreter os pequenos de forma divertida, essas atividades ajudam a manter a mente atenta, focada e ágil, o que reflete em outras atividades, como nos estudos, por exemplo”, diz o Professor.
Vale lembrar que a principal função do Krav Maga é preparar as pessoas para se defenderem com segurança. Mas para isso, não existe solução mágica. Somente o treinamento corretamente orientado vai garantir a eficiência do Krav Maga, que não é um esporte e sim uma técnica de defesa. “Dessa forma, a recomendação da Federação Sul Americana de Krav Maga é que, passada a fase de confinamento, os pais procurem profissionais habilitados e preparados para o ensino do Krav Maga, garantindo assim todos esses benefícios a seus filhos”, completa Mario Franco.
A Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil e detentora da marca Krav Maga no País. A Federação também está representada no México, Argentina, Canadá e Portugal.
O presidente da Federação é o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan). Em Israel, foi aluno direto do criador do Krav Maga Imi Lichtenfeld e, em 1990, chegava à América Latina para difundir o Krav Maga de Imi, mantendo a modalidade, seu ensino e sua prática exatamente como foi criada.