Crianças de São Paulo e de Santos usam cartas para fortalecer laços de carinho e amizade 

Estudantes de instituições de ensino Maristas das duas cidades deixam de lado os aplicativos de mensagens e usam os Correios para se corresponder

  • Data: 14/11/2023 09:11
  • Alterado: 14/11/2023 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Marista Arquidiocesano
Crianças de São Paulo e de Santos usam cartas para fortalecer laços de carinho e amizade 

Os pequenos escreveram uma carta coletiva que foi levada até uma agência dos Correios pelos próprios autores e suas professoras

Crédito:Divulgação - Acervo Colégio Marista Arquidiocesano

Você está em:

As crianças da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista e que completa 165 anos de sua fundação em 2023, estão se correspondendo com alunos do Marista Escola Social Lar Feliz, localizado na cidade litorânea de Santos (SP). O conteúdo, apoiado e supervisionado por docentes de ambas instituições de ensino, se baseia na troca de experiências, nos hábitos e na curiosidade pelo jeito de ser de cada um.

Desde que nascem, as crianças estão em contato com o mundo letrado e interagem com ele por meio da brincadeira. Ao começar a ter contato com a escrita e a leitura, os alunos passam a compreender que ambas são um elo de comunicação entre as pessoas, fazendo uma importante e fundamental função social. O primeiro passo desse projeto foi a gravação de um vídeo em que as crianças se apresentam e falam sobre seus gostos e preferências. No passo seguinte, aconteceu uma reunião online em que elas puderam, enfim, se conhecer melhor, mesmo que a distância. Por fim, foi escrita uma carta coletiva que, inclusive, chegou a ser levada até uma agência dos Correios pelos próprios autores e suas professoras.

As educadoras Aline Maahs da Silva e Naya Braz de Oliveira e Silva estimulam a turma que está em Santos. Vanessa Pugliesi Riccetti e Cristiane Santos de Souza são as responsáveis pelos pequenos do Arquidiocesano.

Uma carta foi escrita em duplas pelos alunos do Marista Arquidiocesano, reforçando essa amizade sincera e verdadeira, construída com pessoas “de longe”, de realidades diferentes, mas com muitos sonhos em comum.

“Esta troca de correspondências auxilia as crianças a exercitar a paciência, já que a resposta por carta não é imediata, como um aplicativo de mensagens instantâneas. Destacamos, ao longo do projeto, a importância de criar contextos necessários, reais e significativos para práticas de leitura e escrita, ou seja, acreditamos que ler e escrever é atribuir significado e dialogar com seu entorno”, explica a professora da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Vanessa Pugliesi Riccetti.

“A leitura e a escrita pressupõem um processo de comunicação; é dar e buscar sentido às propostas cotidianas. Contudo, o mais importante é incentivar que elas possam compreender como é essencial o valor do afeto para uma convivência saudável”, complementa a docente.

Compartilhar:

  • Data: 14/11/2023 09:11
  • Alterado:14/11/2023 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Marista Arquidiocesano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados