Cresce o número de mulheres em cargos de liderança na área de educação superior
Participação feminina em posições de destaque dobrou entre 2012 e 2020 e a Profª. Adriana Freitas, da Universidade São Judas, lista dicas para mulheres se destacarem na rotina empresarial
- Data: 12/03/2021 11:03
- Alterado: 12/03/2021 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Universidade São Judas
Crédito:
Apesar de ser um processo lento, o número de mulheres em cargos de liderança aumenta a cada ano, é o que comprova a pesquisa feita pela Page Executive, unidade de negócio do PageGroup, especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção. Segundo a consultoria, a presença feminina nas posições de destaque cresceu 20% em 2020. Se comparada com a presença masculina, as mulheres saíram de uma representação de 30% em 2019 para 37% no ano passado.
Reconhecer suas habilidades e qualidades não é falsa modéstia, é necessário
Mesmo em cargos de liderança, as mulheres ainda precisam fazer um esforço extra para provar que estão mais que capacitadas para ocupar essas posições. A professora do curso de Gestão e Negócios da Universidade São Judas, Alessandra Freitas, fez uma lista com dicas para as profissionais que almejam ou já ocupam cargos de alta gestão, no intuito de ajudá-las na jornada empresarial.
Networking: visibilidade entre colegas e gestores de nível superior;
• Influenciar pessoas: habilidade de comunicação alinhada ao networking;
• Autoestima: capacidade de acreditar em si mesma e no seu trabalho (e potencial);
• Autopromoção: sem falsa modéstia, reconhecer suas habilidades, qualidades e conquistas;
• Delegar trabalho: capacidade para distribuir tarefas em uma relação de confiança com seus subordinados;
• Plano de carreira: objetivos de carreira bem definidos e compartilhados com a gestão.
Além dessa lista, Alessandra ressalta a importância do uso das habilidades que são exclusivas das mulheres. São elas: sensibilidade, facilidade na condução e participação de trabalhos em equipe, percepção mais aguçada e habilidade de exercer diversas funções simultaneamente. Desvencilhando a mulher de ter que se portar da mesma forma que homens quando eles atingem cargos de liderança, sendo: rigorosos, pragmáticos, buscando por resultados a qualquer custo e uma certa dose de impessoalidade.
A tendencia é que o protagonismo da mulher no mercado apenas cresça, mesmo que ainda exista dificuldades, resistências e olhares de reprovação, as empresas estão se desconstruindo e as mulheres continuam investindo em sua educação e aprendizado profissional, derrubando barreiras e assumindo cargos que sonhavam e são capazes de exercer.