CRAVI Suzano promove o encontro “Envelhecimento da População Negra”
Atividade faz parte do projeto "Tecendo Raízes", voltado à população que se autodeclara preta e parda, na região do Alto Tietê
- Data: 26/02/2024 19:02
- Alterado: 27/02/2024 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
CRAVI Suzano promove o encontro "Envelhecimento da População Negra"
Crédito:Divulgação
A unidade Suzano do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) realiza no dia 14/03, às 9 horas, mais um encontro do Grupo Psicoterapêutico “Tecendo Raízes”. O tema de fevereiro é “Envelhecimento da População Negra”.
O projeto promove, uma vez por mês, encontro com usuários acolhidos ou não pelo serviço, que se autodeclaram pretos e pardos, a partir de 16 anos, da região do Alto Tietê.
O objetivo é discutir questões étnicas e de classe, negritude e a interseccionalidade da população negra; discutir e reconhecer contextos que possam se configurar como violação de direitos humanos; trabalhar a percepção de identidade individual e coletiva; construir, através do diálogo e dinâmicas de grupo, a noção de autonomia e autoestima.
“Ao fim da execução do projeto, esperamos que os participantes se sintam fortalecidos diante os desafios, amparados uns pelos outros e criem uma rede de apoio, fortalecendo os vínculos entre si”, afirma a coordenadora da unidade, Alessandra Roberta de Oliveira.
O “Tecendo Raízes” é realizado em parceria com a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE) e conduzido pela equipe técnica do CRAVI, composta por três profissionais de psicologia, uma assistente social e uma advogada, além de estagiários de psicologia e serviço social.
O CRAVI oferece atendimento e acolhimento às vítimas de crimes contra a vida. São, na maioria, sobreviventes, familiares e amigos que perderam seus entes queridos em homicídios, latrocínios e feminicídios.
O programa foi criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo e, desde então, realizou mais de 70 mil atendimentos. Suas equipes são formadas por assistentes sociais e psicólogos, e o programa conta hoje com nove unidades: Araçatuba, Santos, São Vicente, Barueri, Caieiras, Guarulhos, Pindamonhangaba, São Paulo e Suzano.
Projeto “Tecendo Raízes” – Tema: “Envelhecimento da População Negra”
Dia: 14/03
Horário: às 9 horas
Local: Rua Baruel, nº 501 – Centro. Suzano/SP
Localização: https://maps.app.goo.gl/dvRJYDy6L1ifXR3T7