CPTM terá apresentações especiais de músicas nordestinas com o ‘Festival Espalha Brasa’
Entre março e abril, “forrozeiros” tocarão em diversas estações da companhia para animar o dia do passageiro
- Data: 06/03/2023 07:03
- Alterado: 06/03/2023 07:03
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Metrô
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
Com o objetivo de levar alegria, experiência musical e cultura aos passageiros da CPTM, os meses de março e abril serão repletos de apresentações musicais de forró com o Festival Espalha Brasa. Serão três apresentações diárias, de 06/03 a 17/04, das 14h às 17h15, totalizando 70 performances entre as estações Brás, Luz, Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda.
Esta é uma inciativa dos fundadores do projeto Espalha Brasa e da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da CPTM. Segundo os organizadores, o propósito da ação é levar cultura e cidadania para a população de São Paulo o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas.
De acordo com Zé Geraldo, fundador do Espalha Brasa, o projeto também tem como intuito valorizar o trabalho dos músicos em diferentes épocas do ano. “Precisamos ressaltar a importância desse ritmo que acompanhou o processo de migração do povo nordestino para São Paulo e que participou da construção da identidade cultural da capital paulistana”, diz. “Escolhemos as estações da CPTM como local das apresentações, pois o transporte público exerce um papel fundamental na vida do trabalhador”, ressalta.
O Festival Espalha Brasa na CPTM começa nesta segunda-feira (06/03) na Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-safira da CPTM, com a seguinte programação:
– 14h – Trio Zabelê
– 15h – Trio Raça do Pajeú
– 16h – Luiz Wilson
Na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, as apresentações serão exclusivamente delas na Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi, com os seguintes artistas:
– 14h – Sarah Brasil
– 15h – Fatel Barbosa
– 16h – Diana do Sertão
No dia 09 de março, quinta-feira, o festival acontece na Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, com as apresentações de:
– 14h – Régis do Arcodeon
– 15h – Claudinei do Arcodeon
– 16h – Palito do Nordeste
A última apresentação da semana será na sexta-feira (10/03), na Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral. Os seguintes artistas fecham a primeira semana de festival:
– 14h – Gaviões do Nordeste
– 15h – Trio Arcoverde
– 16h – Trio Bahia
A programação do Festival Espalha Brasa será divulgada ao longo das semanas e todos os shows são gratuitos.
“Ao realizar este tipo de parceria, temos como objetivo estimular a arte entre as pessoas que utilizam os nossos serviços e estações, juntando a experiência da jornada de viagem dos passageiros com a cultura geral do nosso país” comenta Pedro Moro, presidente da CPTM.
Espalha Brasa
O Projeto Espalha Brasa atua de forma intensa para promover o gênero musical nordestino na capital paulistana através de shows em praças, parques, da Caminhada do Forró e outras ações que valorize, divulgue o Forró de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês e todos forrozeiros que seguem a cartilha do Rei do Baião.
Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.