CPTM promove a campanha ‘Verão Seguro’ nesta quinta (02)
Até o dia 16 de fevereiro, às quintas-feiras, uma equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros fará a orientação de passageiros sobre os riscos de afogamento nas praias do litoral paulista
- Data: 02/02/2023 08:02
- Alterado: 02/02/2023 08:02
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
CPTM
Crédito:Governo do Estado de SP
Desde dezembro de 2022, a CPTM, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza diversas ações especiais com foco na conscientização das pessoas que pretendem viajar ao litoral paulista durante as férias de verão ou aos finais de semana, como no caso do famoso “bate e volta”.
As atividades têm como objetivo informar os turistas sobre os cuidados que devem ser seguidos ao entrar no mar durante essa época do ano. Além disso, o foco da equipe será orientar a população e esclarecer sobre os riscos das tempestades, correntes marítimas e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e comida.
A campanha educativa foi planejada para ser elaborada em todas as quintas-feiras desde dezembro de 2022 na estação Brás, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, continuando em janeiro de 2023 das 16h30 às 20h. O encontro desta semana ocorrerá no dia 02 de fevereiro.
Vale lembrar que tem sido montado um cenário lúdico com as cadeiras usada pelos profissionais, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos utilizados para socorrer os banhistas. Além disso, serão distribuídos panfletos com informações a respeito do tema.
A CPTM também vem promovendo a campanha ‘Dicas de Verão’ nas redes sociais da companhia. Foram elaborados vídeos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com orientações dos salva-vidas para os banhistas. Esses conteúdos estão sendo exibidos nas TV’s das estações e trens da empresa.
De acordo com os últimos dados publicados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), a cada 3 dias morre um turista no Brasil, sendo que 31% são pessoas de São Paulo. Mais de 90% das mortes ocorrem por três principais motivos, sendo eles: ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais, e/ou desconhecer como agir.
Ainda segundo a associação, 44% dos afogamentos ocorrem nos meses de novembro a fevereiro e o restante são distribuídos igualmente ao longo dos outros 8 meses. Mais de 65% ocorrem nos finais de semana e feriados.
O próximo encontro já está previsto para o dia 09 de fevereiro.