CPTM participa do 3º Hackathon da Universidade Mackenzie para reduzir emissões de gases do efeito estufa

O desafio será entre os dias 22 e 26 de abril; equipes de estudantes conhecerão oficinas de manutenção da Companhia

  • Data: 22/04/2024 09:04
  • Alterado: 22/04/2024 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
CPTM participa do 3º Hackathon da Universidade Mackenzie para reduzir emissões de gases do efeito estufa

Crédito:Divulgação

Você está em:

A definição de novas soluções para reduzir as fontes de emissões de gases do efeito estufa na CPTM será o objetivo do Hackathon realizado em parceria entre a companhia e a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre os dias 22 e 26 de abril. O desafio começa nesta segunda-feira (22/04), a partir das 19h, e poderá contar com até 15 equipes de estudantes, composta por três a cinco participantes cada um.

O principal desafio do Hackathon será mapear o processo de manutenção da CPTM e propor melhorias para mitigar a emissão de gases do efeito estufa. A competição faz parte do Projeto “Trilhos da Sustentabilidade”, que consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pelo convênio CPTM-Mackenzie e irá contribuir para o desenvolvimento de um inventário de emissões atmosféricas para a companhia.

A abertura do evento acontecerá no auditório Rui Barbosa, localizada na Rua Itambé, 43, em São Paulo e terá a presença do gerente-geral de Manutenção Wilson Nagy Lopretto; do Chefe de Departamento de Gestão de Riscos e membro do Comitê de Inovação Carlos Eduardo Teixeira Scheliga; e da Assessora Executiva da Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos e membro do Comitê de Inovação Tarsila Miyazato.

Na terça-feira (23/04) os participantes do Hackthon visitarão as oficinas de manutenção da CPTM do Pátio da Lapa, com o acompanhamento das equipes da Gerência de Logística, da Gerência de Manutenção de Material Rodante e Oficinas e da Gerência de Meio Ambiente. Lá, os alunos mapearão algumas fontes de emissão dos gases para propor melhorias. “A ideia do desafio é que a gente se envolva um pouco mais com ESG e consiga entender como é que a gente pode melhorar os indicadores desta área da CPTM”, afirma a professora Hanna Pamplona Hortêncio, docente líder do desafio.

“A CPTM e a Universidade Mackenzie já estão trabalhando juntas em um projeto integrador e esperamos que até o final do ano tenhamos um inventário. Desta forma, o Hackathon será um impulsionador desse projeto. Acredito que esta parceria trará grandes resultados positivos para a CPTM e, em consequência, para o meio-ambiente”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Os projetos deverão ser finalizados até quinta-feira (25/04) e a divulgação dos projetos vencedores acontece na sexta-feira (dia 26/04).

Compartilhar:

  • Data: 22/04/2024 09:04
  • Alterado:22/04/2024 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados