CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação Capuava da Linha 10-Turquesa
Desde o começo deste ano, o local passava por intervenções com o objetivo de melhorar a acessibilidade no deslocamento dos passageiros
- Data: 07/10/2022 13:10
- Alterado: 07/10/2022 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Divulgação
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram nesta sexta-feira, 07 de outubro, as obras de acessibilidade da Estação Capuava, da Linha 10-Turquesa da CPTM. Durante o evento, foi apresentada a revitalização do local para facilitar o deslocamento dos passageiros.
Foram entregues as rampas de acessibilidade da estação, elevadores, nova linha de bloqueios, substituição de pisos e reformas de todas as escadas. Além disso, também foram finalizadas as obras dos novos sanitários públicos, revestimento e pintura da estação e a adequação às normas de proteção e combate a incêndio. As demais obras de melhorias continuam, como a reforma da cobertura existente, com o intuito de proporcionar a cobertura integral das plataformas, e o novo prédio de apoio operacional para equipe de funcionários com sanitários, copas e vestiário.
“Estas melhorias são muito importantes para garantir mais comodidade e conforto a todos os passageiros. E não paramos por aqui: ainda mais obras estão em andamento na Linha 10-Turquesa para melhorar a mobilidade do cidadão paulista”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
Além da estação Capuava, o projeto construtivo envolve intervenções em outras três estações, também em andamento, Prefeito Saladino, Utinga e São Caetano. Somando todas essas intervenções nas estações, foram investidos quase R$ 92 milhões.
“A CPTM tem o compromisso e vem trabalhando para oferecer acessibilidade plena em todas as suas estações. Desta forma, iremos garantir mais conforto e agilidade nos deslocamentos dos passageiros”, diz Pedro.
Uma nova Estação Rio Grande da Serra, na Linha 10-Turquesa, será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.
Ao longo dos últimos três anos, a Linha 10-Turquesa, hoje parte do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás), recebeu intervenções que melhoraram expressivamente a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. Todo o esforço das áreas envolvidas nas melhorias resultou na redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021.
Para alcançar este objetivo, a Diretoria de Operação e Manutenção criou vários grupos de trabalho (GT) para analisar e propor melhorias, estimulando a criatividade de seus colaboradores na busca de soluções para elevar a performance da linha. Entre as soluções encontradas, uma simples e eficaz foi a passarela móvel implantada na estação São Caetano, em novembro passado, medida que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.
No decorrer de 2021, outras ações otimizaram a velocidade dos trens na entrada das estações. Em paralelo, o tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas. Outra ação fundamental foi a modernização da frota, iniciada em 2019. Além disso, em 2020, o Expresso Linha 10, serviço que liga nos horários de pico as estações Santo André e Tamanduateí, com uma parada em São Caetano, também passou a operar no sentido Tamanduateí-Santo André. A medida praticamente dobrou – de 17 para 33 – o número de viagens realizadas nos picos da manhã e tarde.
A CPTM também concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED, de alta eficiência energética, que é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas uma vez que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade.