CPS debate diversidade e racismo no mês da consciência negra
Segunda edição do Fórum Profissional Feminina discute políticas antirracistas; Etec Bento Quirino, de Campinas, também tem programação sobre o tema
- Data: 16/11/2020 15:11
- Alterado: 16/11/2020 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Ex-alunos da Etec Jornalista Roberto Marinho produziram filme vencedor do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade
Crédito:Divulgação
A eleição de Kamala Harris, primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos e outras histórias de mulheres inspiradoras estão na programação do Segundo Fórum Profissional Feminina, promovido pelo Centro Paula Souza (CPS). O evento acontece nesta segunda-feira (16) e faz parte das ações previstas para o Dia da Consciência Negra (20). Os painéis são transmitidos pelo canal da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) no YouTube.
A diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirituba Eliane Leite; a co-fundadora da consultoria Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, Elizabeth Scheibmayr; a chefe de gabinete da Reitoria da Faculdade Zumbi dos Palmares, Enisete Malaquias; e a assessora da secretaria municipal de Educação de São Paulo, Marineusa Medeiros debatem como empresas e líderes podem combater o racismo apostando na diversidade.
O objetivo do fórum é reunir lideranças engajadas com o propósito de promover a equidade de gênero no ambiente corporativo. Eliane Leite apresenta uma perspectiva histórica de ações afirmativas, como a política de cotas para ingresso em universidades e também no Ensino Médio e Técnico. “O acesso dos negros à educação permitiu que eles passem a ocupar espaços onde antes não estavam representados”, afirma.
Nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a presença de estudantes afrodescendentes é de 32,39%, segundo perfil socioeconômico dos aprovados no segundo semestre de 2020. Esse percentual cresceu cerca de 40% desde 2008 (23,03%). O CPS adota o Sistema de Pontuação Acrescida nos processos seletivos das Etecs e Fatecs que concede 3% de bônus aos estudantes que se autodeclaram afrodescendentes.
A política de diversidade da companhia americana Delta Airlines para contratação de funcionários e o Movimento Vidas Negras Importam também estão entre os cases analisados durante o fórum.
Machado de Assis
Em Campinas, o tema racial motivou várias ações na Etec Bento Quirino. Professores convidados da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Santo Amaro (Unisa) participam de lives sobre racismo, Machado de Assis e história do abolicionismo entre hoje (16) e quarta-feira (18). No início de novembro, os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e do Técnico Modular assistiram a vídeos, leram artigos e fizeram atividades para refletir sobre discriminação e preconceito racial no Brasil.
Já a Etec de Esportes, localizada na zona norte da Capital, promoveu o webinar Consciência Negra no dia 14. O evento foi conduzido pelos palestrantes Bruno dos Santos, José Roberto Júnior, Mildred Sotero e Thiago Costa, que abordaram temas como educação antirracista em escolas públicas e privadas e representatividade negra em áreas como turismo e medicina.