CPB faz acordo com Troyes para sede da aclimatação para Paris 2024
Celebração do contrato aconteceu no Centre Sporttif de L’Aube Troyes, espaço onde os atletas do Brasil ficarão hospedados antes dos Jogos do ano que vem na capital francesa
- Data: 07/07/2023 16:07
- Alterado: 07/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: CPB
Crédito:Alexandre Carvalho/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinou um acordo nesta sexta-feira, 7, em que fará a sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na cidade de Troyes, na França, a 160km da capital francesa. O acordo foi assinado durante visita do presidente do CPB, Mizael Conrado, ao Centre Sporttif de L’Aube Troyes, espaço onde os atletas do Brasil ficarão hospedados antes do megaevento paralímpico.
A celebração do contrato contou com a presença de membros da diretoria do CPB, como o diretor de Esportes de Alto Rendimento, Jonas Freire, e autoridades francesas, como o presidente do departamento de Aube, região onde está localizada a cidade de Troyes, Philippe Pichery.
Desde o ano passado, integrantes do CPB visitam a cidade para verificar instalações e condições de treinamento, alimentação e acomodações. Nesta viagem, a diretoria do CPB também estava acompanhada de coordenadores de diversas modalidades, que também fizeram suas avaliações e puderam constatar as condições oferecidas.
O complexo conta com pista de atletismo indoor e ao ar livre, salas de musculação, piscina, campo de futebol com grama sintética, ginásios com quadra poliesportiva, quadra de tênis coberta e ao ar livre, salas de lutas, campos de tiros, auditórios, cozinha, restaurantes, lavanderia, e até uma base náutica a 15 minutos de distância para as modalidades que utilizam embarcações. Todo o espaço oferece acessibilidade em quartos, vestiários, equipamentos esportivos e áreas de estacionamento.
Presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos em Atenas, 2004, e Pequim, 2008, Mizael Conrado disse que a delegação brasileira visitou outras cidades até escolher onde seria realizada a etapa final de preparação e está satisfeita com sua escolha. “Estamos muito felizes aqui. Pela maneira como fomos recebidos por toda a equipe local. Podem ter certeza, no nosso coração, Troyes é um pedacinho do Brasil”, discursou durante o acordo.
Segundo o presidente do CPB, a última etapa de preparação tem efeito no desempenho dos atletas é fundamental para o sucesso durante os Jogos Paralímpicos.
Para Mizael, os Jogos de Paris terão um significado especial, por serem os primeiros após a pandemia da Covid-19. “Depois da crise que passamos, talvez a maior de nossa história, creio que valorizamos muito mais a confraternização, a possibilidade de nos reunirmos em uma celebração da magnitude que nos proporcionam os Jogos Paralímpicos”, completou.
O francês Philippe Pichery reconheceu a importância do esporte paralímpico brasileiro e disse estar orgulhoso pela escolha de sua cidade como sede da última etapa de preparação da equipe. “Acredito que, durante esses últimos dias, foi possível mostrar o quanto nós nos preparamos e colocamos em ação medidas para receber da melhor forma possível a delegação paralímpica brasileira”, afirmou.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o Brasil fez sua melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, que lhe rendeu a sétima posição na classificação do quadro de medalhas do megaevento (atrás de China, Grã-Bretanha, Comitê Paralímpico Russo, EUA, Holanda e Ucrânia).