Covid-19:Com recomendações dos governos federal e estadual, SMS amplia validade de vacinas
Ampliação foi aprovada pelos fabricantes; imunizantes da AstraZeneca e Pfizer passam a ter validade de 9 e 12 meses, respectivamente
- Data: 10/06/2022 10:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Vacinação
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, seguindo as recomendações dos fabricantes, do Programa Estadual de Imunização (PEI) e do Ministério da Saúde (MS), ampliou os prazos de validade para os imunizantes da Pfizer, adulto e pediátrica, e da AstraZeneca, fabricada pela empresa Serum Institute of India, e importados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As vacinas da Pfizer, pediátrica e adulto, passam de 9 para 12 meses de validade com o frasco fechado e armazenado entre -90ºC e -60ºC. Após o descongelamento o prazo segue sendo de 31 dias para o imunizante voltado a adultos e de dez semanas (70 dias) para a vacina pediátrica. Após o descongelamento, ambas devem ser armazenadas entre 2ºC e 8ºC.
Para a AstraZeneca, o prazo de validade passa de seis para nove meses, quando armazenada sob refrigeração em temperatura entre 2ºC e 8ºC. É válido destacar que a ampliação é válida somente para os imunizantes fabricados pela empresa Serum Institute of India e importados pela FioCruz.
Para sanar as dúvidas e questionamentos dos usuários sobre as novas recomendações, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) orientou que as unidades de saúde mantenham um comunicado impresso na sala de vacina.
O documento referente à ampliação, com as novas orientações, os documentos técnicos e os lotes dos imunizantes que tiveram as datas ampliadas já foi distribuído aos postos de vacinação e está à disposição da população para consulta. Ele também pode ser acessado neste link