COSEMS/SP se reúne com secretário estadual da saúde_x000D_ _x000D_
Entre os assuntos abordados, o destaque foi a Atenção Básica
- Data: 06/01/2023 08:01
- Alterado: 06/01/2023 08:01
- Autor: Redação
- Fonte: COSEMS/SP
Secretário Estadual da Saúde
Crédito:Divulgação
Na quarta-feira, 04 de janeiro, o Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e parte de sua equipe, recebeu emseu gabinete o presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, Geraldo Reple Sobrinho para discutir as necessidades da gestão municipal de saúde e as propostas apresentadas pelo COSEMS/SP durante a campanha eleitoral.
Entre os assuntos abordados, o destaque foi a Atenção Básica que será, segundo Reple, uma prioridade para o governo conforme foi declarado na reunião pelo secretário. Temas como regionalização, ampliação da vacinação, regulação, cirurgias eletivas e SAMU também foram abordados. “A conversa foi produtiva e a ideia do secretário, assim como a nossa, é estabelecer uma parceria muito forte com os municípios por meio do COSEMS/SP. O secretário disse ser municipalista, e isso nos deixou muito otimistas”, afirmou Reple.
Eleuses Paiva afirmou que o Governo de São Paulo reconhece a importância de um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais. “A Saúde é tripartite, portanto, nessa parceria temos que estar todos focados nos mesmos objetivos. E ficamos extremamente satisfeitos em perceber que as pautas apresentadas pela Secretaria estadual e pelo presidente do COSEMS/SP são semelhantes no reforço à melhoria da Atenção Básica, na implantação da Saúde Digital, na reestruturação das filas para exames e cirurgias, além das campanhas de vacinação”, afirmou o Secretário da Saúde do Estado.
Em julho de 2022 o COSEMS/SP preparou e encaminhou para os pré-candidatos ao governo do estado de São Paulo, na época, um conjunto de propostas com base nas necessidades da gestão municipal de saúde para melhorar a atenção à saúde da população do Estado e enfrentar os graves problemas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as principais propostas apresentadas estava o aumento do Piso de Atenção Básica Estadual (PAB Estadual); o aumento de recursos para Saúde para a resolução dos vazios assistenciais e para a falta de acesso à saúde no Estado; a expansão da rede de prestação de serviços de referência regional, formada por Hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME) e Atenção Especializada (hospitalar e ambulatorial); fortalecimento do SUS Estadual, em parceria com os Municípios, por meio da construção da regionalização solidária; fortalecimento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) como instância de pactuação das políticas de saúde no Estado de São Paulo entre outras.
Também participaram da reunião o Secretário Executivo da pasta, Sérgio Okane, o Chefe de Gabinete da Secretaria, Eudes Quintino e o presidente do Fehosp, Edson Rogati.