Copa do Mundo chega de forma inédita à Fundação CASA

Instituição promove, pela primeira vez, competição de futebol com jovens internados, inclusive do Distrito Federal, em alusão ao mundial da Fifa

  • Data: 25/10/2022 09:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação CASA
Copa do Mundo chega de forma inédita à Fundação CASA

Imagem Ilustrativa

Crédito:Fundação CASA/Eliel Nascimento

Você está em:

Brasil, Alemanha, França, Portugal, Holanda, México, Croácia, Uruguai, Argentina e Espanha não são apenas dez das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo Fifa 2022, no Catar, a partir do dia 21 de novembro. Antes, a partir desta terça (25/10), adolescentes em internação em nove centros socioeducativos da Fundação CASA e um do Distrito Federal vão representar, pela primeira vez, esses países na I Copa do Mundo de Futebol na CASA.

Durante três dias, na cidade de São Paulo, cerca de 150 adolescentes privados de liberdade competem divididos em dez equipes, cada uma vestida com uniformes cujas cores remontam aos países que representam. A abertura nesta terça, às 9h, será no Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé. O primeiro jogo será a reedição da final da Copa do Mundo de 1998, Brasil contra França.

Os jovens participantes de São Paulo vêm dos oito centros socioeducativos de todo o Estado paulista que venceram as etapas regionais da 17ª edição da Copa CASA de Futebol, ocorrida no primeiro semestre deste ano, além de um centro socioeducativo convidado – o CASA Ipê, do Complexo Raposo Tavares, em São Paulo, representando a Argentina.

São eles: CASA Santo André II, de Santo André, vencedor da edição 2022 da Copa CASA e representando o Brasil; CASA Nova Vida (Espanha), do Complexo da Vila Maria, e CASA Rio Tâmisa (Alemanha), do Complexo do Brás, ambos da cidade de São Paulo; CASA Arujá (Portugal); CASA Rio Dourado (Uruguai), de Lins; CASA Três Rios (Holanda), de Iaras; CASA Limeira (México); e CASA Ribeirão Preto (Croácia).

O time formado por adolescentes internados no Distrito Federal representará a França.

A competição levará esses jovens a vivenciar o futebol, além de promover a socialização. Os adolescentes jogarão em campos profissionais, de grama natural ou sintética, como o Canindé, o Clube Espéria e a Arena do Benfica Vila Maria.

“A convivência comunitária durante a execução da medida socioeducativa é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e atividades esportivas acabam sendo um recurso importante para essa integração, inclusive entre sistemas socioeducativos de diferentes entes da federação”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Como será

A I Copa do Mundo de Futebol na CASA, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, é uma competição de futebol que reúne aproximadamente 150 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em nove centros da Instituição e um do Distrito Federal, cada qual representando um país que competirá na Copa do Mundo Fifa 2022.

Os times, formados por 11 adolescentes na linha e quatro reservas, serão divididos em dois grupos – A e B. Na primeira fase, as equipes jogam em chaves com dupla eliminatória, sendo que os dois primeiros classificados seguem para as semifinais. 

Na segunda etapa, em partidas únicas, as quatro equipes classificadas disputam as vagas da final. Na terceira e última fase, as duas equipes que perderem na semifinal disputam o terceiro lugar, enquanto os ganhadores disputam o troféu da competição.

Compartilhar:

  • Data: 25/10/2022 09:10
  • Alterado:15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação CASA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados