Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de SP é eleito presidente do Congepdec
O encontro contou com a presença de representantes de 22 estados e Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e aconteceu no Palácio dos Bandeirantes
- Data: 10/08/2023 14:08
- Alterado: 10/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil
Crédito:Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, foi eleito nesta quarta-feira (9), presidente do Congepdec (Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil). O encontro contou com a presença de representantes de 22 estados e Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista. O Governador Tarcísio de Freitas, Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab e a Secretária de Comunicação, Laís Vita, também participaram do evento.
Henguel Ricardo Pereira é secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e acumula o cargo de Coordenador Estadual de Defesa Civil, sendo autoridade estadual responsável por planejar e coordenar ações de prevenção, resposta e redução de riscos a sociedade. Agora tem a missão de liderar estudos e intercâmbios para o aprimoramento técnico e cientifico do Sistema Nacional de Defesa Civil.
“Quero destacar a importância da união dos esforços para cumprir essa nobre missão. Vamos construir um Brasil mais resiliente, preparado e unido para enfrentar os desafios que a natureza nos impõe. Trabalhar juntos para cumprir a missão de salvar vidas, sendo cada vez mais fortes e capazes de superar qualquer obstáculo”, enfatizou o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel.
A reunião geral do Congepdec aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto e teve como tema central a tragédia ocorrida em São Sebastião e a operação de resposta executada pela Defesa Civil de São Paulo. O evento permitiu a troca de experiências entre os Estados sobre as situações relacionadas a desastres e às formas de evitar que aconteçam. Foram abordados, especialmente, projetos e práticas que foram desenvolvidas, para que os esforços sempre sejam focados naquelas que possuem resultados mais expressivos. Isso permite que as ações possam ser focalizadas em projetos que já possuem perspectivas positivas de sucesso.