Contrata SP oferece 300 vagas para pessoas com deficiência
Edição ocorre em comemoração aos 32 anos da Lei de Cotas
- Data: 19/07/2023 09:07
- Alterado: 01/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Contrata SP
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre nesta terça-feira, 18 de julho, as inscrições para a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência em celebração aos 32 anos do Dia Nacional da Lei de Cotas. O mutirão de empregabilidade acontece na segunda-feira, 24, e será realizado na Praça das Artes, Vale do Anhangabaú, centro da capital.
A equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo é responsável por fazer a pré-seleção voltada para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Os interessados têm até o dia 20 de julho para realizar o cadastro no Portal Cate. São mais de 300 vagas de emprego disponibilizadas no mutirão de emprego nas áreas de comércio, serviços e saúde em empresas como Ultrafarma, Hospital Beneficência Portuguesa, Assaí Atacadista e Italac. Entre os cargos destaque para oportunidades como operador de loja, cobrador de transporte coletivo, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, entre outros. Há vagas para todos os níveis de escolaridade e os salários variam entre R$ 660 (aprendiz) e R$ 3.900.
No dia do evento, os candidatos precisam levar RG, CPF, carteira de trabalho, que pode ser a versão digital, cópias de currículo para contato com as empresas no local e o laudo médico com data válida. Durante o evento, os participantes poderão contar com equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo, que irá oferecer oficinas sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e como produzir um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego.
A ação conta com a parceria da Câmara Paulista de Inclusão, movimento de articulação social coordenado pelo Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo), com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, públicas e privadas, destinado a estimular os estudos, a promover o debate e a mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do cumprimento da Lei de Cotas.
Este ano, com o tema “Novos tempos, compromisso com avanços pela inclusão da pessoa com deficiência’’, a programação conta com uma cerimônia em celebração ao 32º Aniversário da Lei de Cotas, que será transmitida no Youtube pelo canal @camarapaulistadeinclusao9215.
O evento contará com uma apresentação da cantora Leilah Moreno, que foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A artista integra o time da banda do programa Altas Horas, da TV Globo.
Sobre a Lei de Cotas
Sancionada em 24 de agosto de 1991, a Lei de Cotas estabelece, obrigatoriamente, que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo ao percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.
A criação da lei está associada ao fortalecimento da equiparação de oportunidades e se transformou em um marco legal importante para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A cidade de São Paulo vem contribuindo para a valorização da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação também faz parte do Programa de Metas: Iniciativa g) da Meta 57. Ações como o Contrata – SP – Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar esse acesso.
Serviço:
15º Contrata SP – Pessoa com Deficiência
Inscrições: www.cate.prefeitura.sp.gov.br
O candidato tem até as 23h59 do dia 20/07 para realizar a sua inscrição
Processo Seletivo
Data: 24/07
Hora: 08h às 17h
Local: Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo
Documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (que pode ser a versão digital), cópias de currículo e laudo médico
Confira, abaixo, a programação:
9h30 – Recepção e Café
10h – Abertura Oficial – Celebração do 32º Aniversário da Lei de Cotas
10h30 – Painel Institucional
11h45 às 11h50 – Leitura da Carta
11h50 às 12h – Encerramento
12h às 12h50 – Apresentação cultural com Leilah Moreno