Consórcio recebe apresentação de projeto-piloto do Programa Ruas Completas
Iniciativa propõe melhorias na acessibilidade e na segurança viária no entorno da Estação Utinga da CPTM
- Data: 27/01/2020 16:01
- Alterado: 27/01/2020 16:01
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta segunda-feira (27/1), a apresentação do escopo do primeiro projeto-piloto de requalificação urbana do Programa Ruas Completas na região. A proposta inicial é resultado do workshop realizado em outubro de 2019 na entidade regional. O objetivo da iniciativa é propor melhorias na acessibilidade e na segurança viária e oferecer mais conforto aos munícipes.
O projeto-piloto é desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, primeira cidade da região que se comprometeu a realizar uma ação com o modelo proposto pelo Ruas Completas. A iniciativa será aplicada, inicialmente, no entorno da Estação Utinga da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Estão previstas ações para requalificar a infraestrutura na avenida da Paz, com o intuito de melhorar a acessibilidade nas proximidades do local, região de divisa entre Santo André e São Caetano do Sul.
Além de técnicos municipais, a reunião também contou com participação de integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC e representantes de instituições de ensino superior da região. O objetivo é realizar uma ação conjunta entre o poder público e as universidades, engajando docentes para a troca de experiências e estimulando a formação de profissionais qualificados para realizar projetos que tornem as cidades mais seguras e democráticas.
A coordenadora do GT Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, ressaltou que a proposta de Santo André surgiu a partir do workshop realizado pelo Consórcio ABC, em outubro do ano passado, organizado em parceria com o WRI Brasil (sigla em inglês para Instituto de Recursos Mundiais) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
“A ideia é que esse projeto seja um piloto para as demais cidades que têm situações urbanas bem semelhantes nos entornos das estações de trem. A iniciativa pode ser uma diretriz urbanística unificada pelo Consórcio ABC para essa questão”, afirmou Andrea.
O Projeto Ruas Completas consiste em estruturar novas formas de projetar vias urbanas, dando segurança e conforto a pessoas de todas as idades e a usuários de qualquer meio de transporte.