Consórcio participa de encontro com ministro do Desenvolvimento Regional
O representante do governo federal lançou programa de financiamento para projetos metroferroviários
- Data: 29/06/2019 11:06
- Alterado: 29/06/2019 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Ayrton Vignola/Fiesp
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou nesta sexta-feira (28/6) de encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital. O evento serviu para debate de projetos para a mobilidade urbana das cidades brasileiras.
A entidade regional foi representada por seu secretário-executivo, Edgard Brandão, e seus diretores Jurídico, Eduardo Barros de Moura, Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, e de Programa e Projetos, Giovanni Rocco. A direção do Consórcio ABC participou a convite do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, que esteve na instituição no início deste mês – ele também participou da agenda desta sexta-feira (28/6).
No encontro, o ministro apresentou os principais projetos coordenados pela pasta federal, que hoje reúne os antigos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, em mobilidade urbana. Canuto ainda fez o lançamento oficial do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros Sobre Trilhos (Retrem). O projeto disponibilizará nova linha de financiamento para os setores público e privado adquirirem frotas metroferroviárias. A expectativa do governo federal é investir R$ 1 bilhão por ano no programa, que tem finalidade de garantir melhorias aos serviços prestados à sociedade.
“Temos projetos importantes para a mobilidade e é muito oportuno participarmos de discussões sobre o tema, principalmente com a presença do ministro. Além disso, pudemos conhecer melhor esse programa lançado para fomentar o transporte sobre trilhos, que tem sido bastante falado aqui na região por conta da futura linha 18-Bronze do Metrô”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.