Consórcio ABC se reúne com rede de centros de inovação da União Europeia
Enrich possibilita a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação por meio de parcerias estratégicas
- Data: 06/04/2023 16:04
- Alterado: 06/04/2023 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consorcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniu, na quarta-feira (5/4) com representantes da Enrich (Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação). A entidade regional integra desde 2021 a iniciativa da União Europeia destinada à cooperação internacional para acelerar a inovação.
O diretor executivo da Enrich Latina América, Marco Quirino, e o diretor de Finanças e Operações da iniciativa, Leonardo Pelegrino, participaram de reunião do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico, realizado na sede do Consórcio ABC.
A pauta do encontro detalhou como os municípios do Grande ABC podem ter acesso à rede internacional, contando com assessoria em chamadas de financiamento de inovação, pesquisas e estudos de mercado, estímulo à cooperação entre organizações europeias e brasileiras de pesquisa, inovação e negócios, apoio técnico para políticas e projetos públicos, entre outras vantagens.
Entidade sem fins lucrativos, a Enrich promove a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação por meio de parcerias estratégicas. A iniciativa também incentiva e facilita a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo entre a Europa e o Brasil, apoiando e capacitando entes públicos e privados ao longo da cadeia de inovação.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, ressaltou que os municípios da região podem contar com a Enrich para facilitar contatos para negócios na Europa e fomentar ações inovadoras.
“A Enrich possibilita a cooperação entre a Europa e o Brasil em questões como pesquisa, tecnologia e empreendedorismo, inclusive capacitando todos os atores que integram o cenário de inovação. Graças à parceria com o Consórcio ABC, os municípios têm essa infraestrutura à disposição para projetos individuais e regionais”, afirmou.