Consórcio ABC recebe propostas de estudos multidisciplinares de universidades
Professores e alunos da USP e da Universidade São Judas Tadeu entregaram conjunto de propostas à entidade regional
- Data: 08/02/2023 16:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu propostas de estudos multidisciplinares de professores e alunos de programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade São Judas Tadeu (USJT). A apresentação dos trabalhos ocorreu durante o seminário virtual “Ciência para a Transformação das Cidades”.
As propostas de estudos são resultado da interação e colaboração institucional entre os alunos do Programa de Pós-Graduação Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (PGSUS-EACH) da USP e do grupo de pesquisa Grande ABC: Urbano em foco do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) da São Judas.
Os trabalhos apresentados utilizam a metodologia Laboratórios do Mundo Real e abordam temas como urbanização do perímetro do Polo Petroquímico de Capuava, desindustrialização e reindustrialização na região do ABC, qualidade do ar; desenvolvimento urbano e ilhas de calor e pragas urbanas e resíduos.
O objetivo dos estudos é contribuir diretamente com o conhecimento e trazer melhorias para o Grande ABC. Os resultados dessa experiência foram entregues pela representante dos alunos, a doutoranda Gisele Yamauchi, da Universidade São Judas Tadeu. A coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto acompanhou a apresentação dos projetos.
Para a professora Andréa de Oliveira Tourinho, do PGAUR da São Judas, as parcerias entre a universidade e o poder público podem contribuir, de forma efetiva, para a elaboração de políticas públicas consistentes e construção de indicadores para seu monitoramento. “Esse conjunto de estudos também contribui para a parceria que já temos assinada com a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e com a abertura de diálogos entre o nosso grupo de pesquisa e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC”, explicou.
A professora Ana Paula Koury, também docente da São Judas, destacou que a cooperação institucional entre o poder público e a academia é uma força de renovação para ambos os setores. “A academia, ao trazer para a sala de aula os problemas complexos da cidade, renova seus métodos disciplinares e seus temas de estudo para responder aos desafios da sociedade. O poder público beneficia-se através de pareceres científicos que apontam encaminhamentos e perspectivas para as políticas públicas”, disse.
Por sua vez, a professora Rita Ynoue, da USP, destacou que é necessário estimular o conhecimento a ultrapassar os muros da universidade. “Ter instituições parceiras como o Consórcio é fundamental para melhorar o desenvolvimento de pesquisas que possam, de fato, ser aplicadas. Esperamos futuras colaborações que resultem em melhorias na qualidade de vida da população do Grande ABC”, pontuou.