Consórcio ABC e USCS definem data e local de workshop sobre aviação
Detalhes do evento foram pauta de reunião na tarde desta terça-feira (22/10) na instituição de ensino
- Data: 23/10/2019 11:10
- Alterado: 23/10/2019 11:10
- Autor: Cadu Proieti
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
Reunião realizada na tarde desta terça-feira (22/10), no campus Barcelona da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), definiu os detalhes sobre a realização do workshop “O Grande ABC da Aviação – Novos Ares para o Desenvolvimento”. O evento ocorre no próximo dia 31, das 9h às 12h, na instituição de ensino universitário (av. Goiás, 3400, Barcelona, São Caetano) e tem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como um dos organizadores.
Participaram do encontro para definição da atividade o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, o gestor e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS, Volney Gouveia, e o coordenador do Observatório de Políticas Públicas e Empreendedorismo da USCS (Conjuscs), professor Jefferson José da Conceição.
O Consórcio ABC e a USCS se uniram, após apresentação de estudos feita pela universidade, para coordenar uma agenda de discussão sobre desenvolvimento local e decidiram envolver diversos atores da região para, em conjunto, discutirem oportunidades de investimento nos segmentos aeronáutico e aéreo, setores estratégicos que vêm apresentando possibilidade de investimento em âmbito nacional e regional, segundo a pesquisa elaborada por Gouveia.
Neste contexto, será realizado o workshop “O Grande ABC da Aviação: Novos Ares para o Desenvolvimento”. Os temas centrais para discussão serão: o desenvolvimento da indústria aeronáutica e a instalação de um aeroporto na região. Estes temas serão objeto de análise pelo grupo de convidados (associações comerciais, técnicos das prefeituras, universidades, empresas, sindicatos, imprensa e entidades representativas).
O objetivo é sistematizar o conjunto de opiniões e visões sobre tais projetos e delinear um plano de ação para os próximos meses. “A USCS nos apresentou dados que apontam possibilidade de a região ter um novo perfil e passar a atuar na área. A proposta é tornar regional essa discussão e saber a viabilidade de entrarmos nesse setor”, afirmou Brandão.
Nesse estudo, elaborado pelo professor Volney Gouveia, há projeção de que um aeroporto instalado no Grande ABC poderia injetar R$ 1,8 bilhão ao ano na economia local.