Conselhos Curumins apresentam propostas sobre cultura de paz em Diadema

Representantes dos estudantes da rede municipal estiveram na Câmara Municipal para apresentar seus trabalhos sobre como promover a paz

  • Data: 22/09/2023 17:09
  • Alterado: 22/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Conselhos Curumins apresentam propostas sobre cultura de paz em Diadema

Conselhos Curumins apresentam propostas sobre cultura de paz em Diadema

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

Os representantes dos Conselhos Curumins de cerca de 30 Emebs da rede municipal de ensino de Diadema estiveram na manhã desta quinta (21) em audiência pública na Câmara Municipal da cidade, no evento “Fala Curumim – os Conselhos Curumins e suas contribuições para a cultura de paz de Diadema”, de acordo com o requerimento nº 368/23, de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Orlando Vitoriano.

Na data em que se comemorou o Dia Internacional da Paz, estudantes do maternal ao 2º ano do Ensino Fundamental apresentaram inúmeros trabalhos desenvolvidos com a supervisão de seus professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) em que expressam ideias e sugestões para construir um ambiente de paz na escola, no bairro e na cidade em que vivem. Entre os trabalhos apresentados pelos estudantes, estavam muitos cartazes feitos com técnicas variadas, vídeos com depoimentos das crianças explicando o que é a paz para elas e suas sugestões para fomentar um ambiente de mais harmonia, leitura de poesias e até músicas feitas por eles mesmos.

Os representantes dos Grêmios Curumins da Emeb Átila Ferreira Vaz, Enzo Souza Teodoro, e da Emeb Deputado Freitas Nobre, Carine Dourado Saife, entregaram um manifesto pela paz à Câmara de Vereadores, documento que já foi encaminhado também ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Muitos vídeos apresentados mostraram, também, o que as crianças entendem como necessário para se ter paz. “Para se ter paz no mundo a gente precisa ficar sossegada, com a família, vendo um filme com o avô, a mãe, o pai”, afirmou a estudante Alícia Martins, da Emeb Luiz Gonzaga.

“Os Grêmios e Conselhos Curumins são espaços onde as crianças são protagonistas das decisões que envolvem segurança, educação, meio ambiente, sustentabilidade, lazer e vários outros temas. É assim que vamos construir uma sociedade mais participativa”, opina Elisabete Marques, coordenadora do núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação.

Ao final das apresentações, Elisabete lançou um concurso que vai mobilizar os estudantes de toda a rede municipal a produzir vídeos de um minuto. Haverá premiações para os primeiros, segundos e terceiros colocados da Educação Infantil e Fundamental. A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade Metodista e a premiação correrá durante o Circuito Cultural, evento programado para o dia 2 de dezembro.

Para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, o futuro da cidade é das crianças, e o programa Fala Curumim dá a elas a oportunidade de refletir a respeito de vários temas e de construir propostas para um mundo com mais respeito, igualdade e paz. “Por meio do projeto Podcast Curumim, no primeiro semestre, conseguimos produzir 27 podcasts com os Grêmios, com crianças do 3º ao 5º ano. Agora, estamos trazendo as propostas dos estudantes mais novos. E vimos que são respostas sinceras e verdadeiras, com as quais temos muito a aprender.”

Compartilhar:

  • Data: 22/09/2023 05:09
  • Alterado:22/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados