Conselho Metropolitano volta a se reunir próxima segunda-feira (14/8)
Retomada do grupo é pleito do Consórcio ABC, articulada em parceria com demais consórcios públicos, Governo do Estado e Prefeitura da Capital
- Data: 11/08/2023 13:08
- Alterado: 11/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo volta a se reunir na próxima segunda-feira (14/8). O encontro será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, com presença dos prefeitos da Grande São Paulo e do governador Tarcísio de Freitas.
Desde o início deste ano, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC pleiteia a retomada do Conselho Metropolitano, composto pelos 39 municípios da Grande São Paulo e pelo Governo do Estado. A última reunião do grupo havia ocorrido em dezembro de 2022, ainda sob a presidência de Bruno Covas (1980-2021), então prefeito da Capital.
Com o objetivo de reativar o grupo, o Consórcio ABC promoveu uma série de encontros ao longo do primeiro semestre com os demais quatro consórcios públicos da Grande São Paulo, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital. Em julho, como parte da preparação para retomada, uma reunião conjunta entre os órgãos intermunicipais e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tratou das demandas que serão discutidas conjuntamente.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, destacou a retomada do Conselho de Desenvolvimento como uma conquista para o Grande ABC e para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
“O Consórcio ABC mostrou novamente seu protagonismo e trabalhou intensamente para reativar esse grupo que reúne todas as prefeituras da Grande São Paulo. As cidades têm muitos desafios em comum, por isso é fundamental pensar, planejar e definir políticas públicas em conjunto em um espaço tão importante como o Conselho Metropolitano. Temos muitas demandas e precisamos aproveitar o momento para levar ao Governo do Estado as necessidades da nossa região”, afirmou.
Criado em 2011, o Conselho de Desenvolvimento tem como objetivo formular e articular políticas públicas para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana. Uma das prioridades é a aprovação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), também conhecido como Plano Diretor Metropolitano, que contém diretrizes para planejamento, projetos, ações e políticas públicas da Grande São Paulo.
O Consórcio ABC já liderou o Conselho Metropolitano. Em 2016, o então presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luz Marinho, presidiu o comitê entre maio e dezembro. Foi a primeira vez que uma cidade distinta da Capital assumiu a liderança do grupo.