Conhece as e-bikes? Entenda suas vantagens e a nova regulamentação para circulação

Economia, agilidade e mobilidade ecológica, conheça as vantagens e as novas regras para conduzir as bicicletas elétricas

  • Data: 17/07/2023 00:07
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Conhece as e-bikes? Entenda suas vantagens e a nova regulamentação para circulação

Crédito:Pixabay

Você está em:

Neste mês de julho entrou em vigor a regulamentação para bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais autopropelidos, que obriga o emplacamento de alguns veículos e em alguns casos carteira de habilitação dos condutores. 

A ação foi realizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por conta do crescimento da busca pelas e-bikes no Brasil. Um levantamento realizado pela Aliança Bike apontou que a produção e importação de bicicletas elétricas em 2021 atingiu a marca dos 40 mil, com movimentação financeira de R$289,3 milhões, e crescimento de 52,2% em relação ao ano de 2020. E em 2022 a produção e importação cresceu mais 27,3%. 

As novas regras vigentes impõem que os scooters possuam placa e o condutor um carteira de habilitação A, ou uma autorização ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Para ciclomotores também é necessário placas e carteira de motorista A, além de velocidade máxima entre 32km/h e 50km/h, com uso obrigatório de capacete.

Enquanto as bicicletas elétricas podem ter a velocidade máxima de 32km/h, e as usadas para práticas esportivas o limite de velocidade sobe para 42km/h, e não precisam de placas e nem carteira de motorista.

Segundo o CEO da startup E-Moving, Gabriel Arcon, a regulamentação é uma ação positiva. “Esse é um passo importante e um marco para a mobilidade no Brasil. Somos favoráveis a regulamentar os micromodais elétricos – bicicletas, monociclos e patinetes – principalmente neste momento em que há uma ampla gama desses veículos circulando nas ruas, em múltiplas finalidades”, comenta.

Arcon ainda afirma que a alta na procura por esse tipo de veículo se dá pela série de vantagens que ele oferece. A primeira é a economia, a principal vantagem que os usuários priorizam ao pesquisar meios de locomoção. Segundo o empresário, as e-bikes possuem menor custo operacional por não ser necessário o abastecimento com combustível e valores de manutenção mais simples e acessíveis.

Outro benefício é a agilidade e boa manobrabilidade. “As e-bikes são mais leves em comparação aos automóveis convencionais, como carros e motocicletas, e mais ágeis quando comparadas com as bicicletas tradicionais, fazendo com que seja mais fácil a locomoção em meio ao trânsito congestionado”, conta Gabriel Arcon. 

E por último está o ganho socioambiental, já que as bicicletas elétricas são alimentadas com baterias recarregáveis e não emitem gases poluentes na atmosfera.” Isso influencia diretamente na redução da emissão de carbono e outros gases que contribuem para alterações climáticas”, finaliza o CEO.

Compartilhar:
1
Crédito:Pixabay
1
Crédito:Pixabay

  • Data: 17/07/2023 12:07
  • Alterado:31/08/2023 21:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados