Conheça a programação de férias nos teatros de São Paulo
As atrações atendem a todos os gostos e idades
- Data: 16/07/2024 09:07
- Alterado: 16/07/2024 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Teatro
Crédito:Prefeitura de São Paulo - Irene Beatriz
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Comemoração do Dia Internacional do Rock – Pompéia, a Liverpool brasileira
Música
03/07
Quarta 20h
150 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Para esse show em comemoração ao Dia Internacional do Rock, a banda Pompeia 72, legítima representante da Liverpool brasileira, apresentará um show com grandes clássicos do Rock nacional e internacional de todos os tempos, numa apresentação virtuosa e empolgante.
Ficha técnica:
Contrabaixo e backing vocal: Vitor Schifnaguel
Bateria e backing vocal: Varlei Pereira
Tecladista: José Eduardo D’Elboux
Guitarristas: Marcello Dantas Correia e Gabriel David isoldi
Guitarra e backing vocal: Geraldo Guimarães Júnior
Vocalista: Alan Delon Pereira Leonel
Baixista: Ricardo Carracedo Castillo
Baterista: Alfredo Carracedo Castillo
RÚSTICO
Circo
04/07
Quinta 21h
50 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: A cena da natureza está em jogo, seus animais, ferramentas e personagens contam uma história simples e cativante. Peperina e Dom Molina pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão indiferentes nem eles nem o público. Rústico é um espetáculo circense criado em coprodução entre a Companhia Brasileira Barnabô e a Companhia Catalã Cíclicus, liderada pelo diretor artístico Leandro Mendoza.
Ficha técnica:
Direção: Leandro Mendonza
Elenco: Lu Menin e Pablo Nordio
Uma Finda Tarde de Eterno Amor
Circo / Teatro
05 a 21/07
Sextas e sábados 21h; domingo 19h
50 minutos
Livre
Valor: 30,00 (inteira) – 15,00 (meia)
Sinopse: Fólica mora num teatro abandonado com seus bichos: um jacaré mimado (seu animal de estimação), o ácaro que mora no teto mofado (uma espécie de “Deus” preguiçoso com quem troca reflexões) e a sábia vagalume, uma inspiradora conselheira. Entre seus anseios, procura um amor que existe em sua cabeça, mas que nunca é realizado. Durante as cenas, ela se autoprojeta em possíveis pretendentes na plateia até que encontra um que chama sua atenção, Benjamin. Ela, então, apresenta para este suposto affair tudo o que compõe o seu universo e, nesse processo, acaba acessando memórias, inseguranças, angústias e sentimentos antigos. Até que em sensíveis diálogos com seus bichos (estes seres fantásticos que a ajudam a decifrar suas emoções), descobre que sua busca amorosa segue por outros caminhos, que nem ela mesma poderia imaginar.
Ficha técnica:
Elenco: Renata Bortoleto
Direção: Lu Lopes
Texto: Renata Bortoleto e Lu Lopes
Era uma vez um tirano
Teatro
29/06 a 07/07
Sábados e domingo 16h
45 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: As pessoas viviam felizes no seu país. Cantavam, trabalhavam, conversavam, discutiam e tinham ideias. Até que apareceu um certo tirano, que resolveu mudar tudo e atrapalhar a liberdade dessas pessoas. Reclamou das cores e até das estrelas. Se não fossem aquelas crianças…
Ficha técnica:
Direção: Bete Dorgam
Elenco: Bruna Aragão, Fernanda Assef, Angela Ribeiro e Sidney Santiago
Música ao vivo: Alexandre Mello
Dramaturgia: Adaptação do Grupo Prole de obra original de Ana Maria Machado
Sub-evento Explorando a Arte dos Jogos Teatrais: Oficinas de Empatia e Trabalho em Grupo para Crianças e Adultos
06/07
Sábado 17h30
60 minutos
Prego na Testa – Circuito
Circo
10/07
Quarta 21h
60 minutos
12 anos
Gratuito
Sinopse: O parlapatão Hugo Possolo vive sete personagens urbanos cujo humor nasce de seu próprio desespero. Mais de um tema cerca a vida destes personagens multifacetados, vistos sobre o olhar cáustico de um ator inquieto e provocador. O texto aponta para a sensação de impotência dos seres humanos diante da realidade das grandes cidades.
Ficha técnica:
Hugo Passolo
ALTISSONANTE
Circo
11/07
Quinta 21h
30 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Espetáculo solo da artista circense Lu Menin, que constroi a própria trajetória feminina em um Aereotório, seu espaço de oração, com ênfase no barroco através de drama, emoção e movimento. Com uma linguagem multifacetada do circo, através das técnicas de parada de mãos, acrobacia aérea, canto, dança e teatro físico essa figura barroca e Altissonante se expressa! Este é um espetáculo solo que conta com muitos parceiros e com muitas referências. Traz nas inúmeras informações visuais as inquietações da mulher moderna, com todas as batalhas diárias, os ideais e as formas de lidar com essa necessidade de ser várias mulheres em uma só. É além de toda a delicadeza estética, também uma possibilidade crítica de como a sociedade lida com essa mulher completa, dona de si e com total controle do mundo em que vive.
Ficha técnica:
Elenco: Lu Menin
Direção artística: Lu Lopes
O Sapateiro Russo
Teatro
13 a 28/07
Sábados e domingos 16h
60 minutos
Livre
Valor: 20,00 (inteira) – 10,00 (meia)
Sinopse: O SAPATEIRO RUSSO é uma fábula que conta a incrível história de Antônio, um pobre sapateiro, que resmungando tem de terminar às pressas, na véspera de Natal, as botas de um cliente bem misterioso. Insatisfeito com a vida, enquanto os ricos se divertem, ele tem de trabalhar; e por ter se distraído com suas fantasias e imaginação não deu conta de concluir suas tarefas. Cansado, adormece e mergulha num sonho fantástico, num mundo de oportunidades, aventuras e de uma vida abastada e recheada de coisas gostosas. Uma criatura mágica e muito poderosa o desafia, fazendo-o questionar a existência de pobres e ricos. É uma peça concebida para o público infantil, livremente inspirada no conto “O sapateiro e a força maligna” de Anton Tchekhov. A peça, nascida da parceria entre Carlos Escher e Cássio Brasil, aborda temáticas importantes e contemporâneas como a desigualdade social, os privilégios e o mundo do trabalho, através de um desenho narrativo delicado e lúdico, cheio de mistério e suspense!
Ficha técnica:
Elenco: Carlos Escher
Direção: Cássio Brasil
Dramaturgia: Carlos Escher com colaboração de Cássio Brasil
Canto dos Malditos – Circuito
Dança
17/07
Quarta 21h
60 minutos
10 anos
Gratuito
Sinopse: “Canto dos Malditos”, inspirou-se especialmente no filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, adaptado do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, que tem na superação o tema recorrente. O bailarino chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. O dançarino oscila o corpo, para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
Ficha técnica:
Marcos Abranches – Dançarino
BraGilidade
Música
18/07
Quinta 21h
90 minutos
Livre
Gratuito
Sinopse: Leo Susi e banda apresentam o show BraGilidade que homenageia a obra do mestre Gilberto Gil. O repertório conta com releituras instrumentais de grandes clássicos de Gil, como “Balafon”, “Baticum”, “Se eu quiser falar com Deus” em arranjos inéditos, sob a influência do jazz e das raízes africanas.
Ficha técnica:
Músicos: Leo Susi, Adriano Magoo, Adriano Sambatti, Richard Fermino e Chico Chagas
Amor e Outras Revoluções – Circuito
Teatro
24/07
Quarta 21h
60 minutos
12 anos
Gratuito
Sinopse: Aynah e Luzia estão de casamento marcado e ainda possuem dúvida se devem casam ou não. Uma viagem em suas próprias histórias ocupa o centro da cena e as fazem iniciar suas verdadeiras revoluções a respeito do amor e da falta dele.
Ficha técnica:
Tatiane Villela dos Santos – atriz
Mariana de Sousa Nunes – atriz
SER JOSÉ LEONILSON
Teatro
26/07 a 28/07
Sexta e sábado 21h; domingo 19h
95 minutos
16 anos
Gratuito
Sinopse: Laerte Késsimos comemora 20 anos de carreira com solo dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira. O espetáculo “Ser José Leonilson” é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) morto pela pandemia de AIDS, e a biografia do ator Laerte Késsimos. Um bordado/diário em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós, um tecido que é alinhavado diante do público une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato, a casa de infância como um ambiente de domesticação, a busca pela identidade, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.
Ficha técnica:
Atuação: Laerte Késsimos
Direção: Aura Cunha
Dramaturgia: Leonardo Moreira
Estêvão Queiroga apresenta: Eu Vou
Música
31/07
Quarta 21h
90 minutos
Livre
Valor: 30,00 (inteiro) – 15,00 (meia)
Sinopse: Nesta apresentação, Estêvão apresenta: Eu Vou, música que inicia uma sequência de lançamentos de singles e um EP. Neste show, Estevão apresenta o repertório de seus próximos lançamentos e também suas canções já conhecidas de seu público, acompanhado de Danilo Moura na percuteria.
Ficha técnica:
Voz e Violão: Estêvão Queiroga
Percussão: Danilo Moura
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Fumaça – Puro Visaje
Circo
26/06 a 17/07 | 27/06*
Qua 20h | *Apresentação única de quinta-feira 20h
50 min
12 anos
Gratuito
Sinopse: Que em tempos escuros, sejamos suficientemente loucos, para ser chamados de loucos! Satin entrega ao público uma realidade alternativa, cínica e sarcástica, uma experiência explosiva, potente e irreverente, agarrando-se ao humor como ferramenta contra o conformismo e a seriedade paulatina disso que chamamos realidade. O Hotel da Loucura é uma ala psiquiátrica do Instituto Nise da Silveira que utiliza manifestações artísticas como forma de tratamento de pacientes e oferece estadia para médicos, artistas e outros interessados em viver a troca, a experiência e o aprendizado de habitar o hotel. Agora em Fumaça – Puro Visaje, as cenas são compostas por críticas sutis à condição de manipulação constantemente vivida por nós, em um humor ácido temperado com a intenção de tocar os espectadores, partindo de um outro lugar que não seja só o riso, mesmo que este seja o principal elemento do roteiro. Talvez uma reflexão profunda em relação à loucura e ao delírio, e a possibilidade de ser ridículo e se libertar! Tentando mudar por um tempo a lógica da vida e assim mudar as realidades, delirar em conjunto e rir em cumplicidade através da tomada de novas atitudes.
Ficha técnica:
Elenco: Daniel Satin
Arthur Doca – Lançamento do single Ruas do Caminhar
Música
03/07
Qua 21h
80 min
LIVRE
Valor: R$30,00 inteira | R$15,00 meia
Sinopse: Arthur Doca é cantor e compositor paulistano. No show, além do lançamento de três singles, apresentará outras faixas que integram o álbum “Circular” e canções autorais pinçadas de um leque de cerca de 70 músicas já compostas. E mais: canções compostas pelos artistas que farão participações especiais e releituras de obras de Djavan, Caetano Veloso e Lô Borges. Nesse dia, terá participações especiais de Lucas Faria, Mari Merenda e Daniel Camiranga. Suas canções abordam temáticas regionais e existenciais que tratam das agruras do mundo moderno, da poesia da vida no campo, da solidão da vida urbana, do amor, da riqueza do folclore brasileiro, da massificação das informações e das artes, da fé e da força interior do ser humano, da malandragem do brasileiro e dos caminhos e descaminhos que cada um de nós enfrenta na vida. Sem fronteiras entre o baião e o rock, a toada e o funk, o samba e o ijê-xá, Arthur Doca desenvolve uma linguagem musical que harmoniza simplicidade e sofisticação, resultando em uma brasilidade despretensiosamente popular, acessível a todas as faixas etárias.
Ficha técnica:
Voz: Arthur Doca
Músicos: Arthur Doca, Ricardo Ramesh, Manoel Cruz e Cauê Dok
Participações especiais: Lucas Faria, Mari Merenda e Daniel Camiranga
Mostra Trilogia Afetos Políticos <<<<<
Oficinas e Formação Cultural / Teatro
05 e 06/07
Sex 20h | Sáb 18h e 20h | Dom 18h
14 anos
Gratuito
Sinopse: A Cia de Teatro Acidental apresenta sua Trilogia Afetos Políticos, incluindo as peças “O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer” (2014, dir. Carlos Canhameiro), “E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim” (2019, criação coletiva) e “E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis” (2022, dir. Maria Tendlau). Esta mostra integra o projeto “Cia de Teatro Acidental: Modos de ser muitos”, contemplado pelo EDITAL 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro.
Sub-evento O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer <<<<<
Teatro
05/07
Sex 20h
65 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: A partir de um debate sobre a obra “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, a pec?a procura colocar em cena de maneira crua e sem uso de meta?foras as convulso?es de uma sociedade movida pelo o?dio, cultivado em nome da liberdade de expressa?o. Oito anos apo?s sua estreia, ela parece ter antecipado terrivelmente os rumos políticos do país.
Ficha Técnica:
Texto: Cia de Teatro Acidental e Carlos Canhameiro
Direção: Carlos Canhameiro
Elenco: Artur Kon, Cauê Gouveia, Chico Lima, Eduardo Bordinhon, Mariana Dias, Mariana Otero e Ma Zink
Sub-evento E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim <<<<<
06/07
Sáb 20h
80 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: Um grupo de vizinhos se encontra num espac?o fechado. O que de início parece ser uma simples reunia?o de condomínio aos poucos ganha ares inquietantes. Sobre quem discutem os participantes? O que e? que os espreita de la? de fora? Descobrindo-se presos em um filme de terror, so? lhes resta tentar descobrir como escapar dessa sinistra ficc?a?o. Ficha Técnica:
Encenação: Cia de Teatro Acidental
Elenco: Artur Kon, Cauê Gouveia, Chico Lima, Mariana Dias, Mariana Otero e Ma Zink Dramaturgia: Artur Kon
Sub-evento E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis <<<<<
Teatro
07/07
Dom 18h
90 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: Na parte final de sua “Trilogia Afetos Políticos”, a Cia de Teatro Acidental encena um julgamento em que todos os participantes, anônimos, ocupam ao mesmo tempo as posições de juízes, réus, advogados de defesa e acusação: um tribunal revolucionário, um coro trágico, uma autocrítica de rede social, uma psicanálise de desenho animado. No debate urgente sobre os rumos políticos do presente, a força de transformação parece paralisada pela confusão entre culpa e responsabilidade, vergonha e masoquismo, acusação e ressentimento.
Ficha Técnica:
Elenco: Artur Kon, Chico Lima, Mariana Dias, Mariana Otero e Ma Zink
Direção: Maria Tendlau
Texto: Artur Kon
Sub-evento bate-papo com coletivos teatrais <<<<<
Palestras e debates
06/07
sáb 18h
60 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: atividade complementar da mostra Trilogia Afetos Políticos, em que a Cia de Teatro Acidental convida outros coletivos da cidade para refletir sobre dificuldades e potencialidades do processo colaborativo. São conversas abertas ao público, sobre organização coletiva nos diversos âmbitos do trabalho criativo, convívio e colaboração. A ação integra o projeto MODOS DE SER MUITOS contemplado pela 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura. Previsão de lotação (público): 30 pessoas
Coisa de botequim
Dança
05/07 a 07/07
Sex e Sáb 21h | Dom 19h
12 anos
60 min
Valor: R$20,00 inteira | 10,00 meia
Sinopse: O espetáculo COISA DE BOTEQUIM tem o objetivo de valorizar a cultura popular e o artista PCD, propondo ao espectador por meio de espetáculo de dança em cadeira de rodas, uma reflexão sobre a história e influência do botequim nas relações humanas e o ponto de vista na construção da identidade de uma sociedade, além de democratizar a arte levando à palco a dança em cadeira de rodas e o artista PCD como protagonista da obra.
Ficha técnica:
Bailarinos: Ariane Medeiros, Isabeli Mariano, Larissa Feitosa, Larissa Lima, Leandra Monteiro, Leonardo Pereira, Lídia Barbosa, Isaías José dos Santos, Mariana Gregio, Marcos Eduardo da Costa, Murilo Fulan, Natalia Ormenez, Samuel Menezes, Verônica Soares, Vitória Moura e Wesley Leite.
Concerto Didático Matinal
Música
07/07
Dom 11h
90 min
LIVRE
Valor: R$20,00 inteira | 10,00 meia
Sinopse: Descubra os segredos por trás das melodias atemporais em um envolvente Concerto Didático que desvendará a fascinante jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, mergulharemos na vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista. O evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, Vivaldi e outros mestres da música clássica. Prepare-se para uma jornada de aprendizado musical, onde a harmonia entre informações históricas e apresentações ao vivo proporcionará uma compreensão mais profunda e enriquecedora da música clássica.
Ficha técnica:
Maestro: João Carlos Pinheiro
Músicos: Diego de Sousa, João Pedro, Matheus, Mateus, Tiago Resende, Vinny Ferras, Elizeu, Rafael, Jonas, Adriana Rebouças, Joao Vinicius, Henry Samuel, Gilberto, Gabriel Lins, Henry Rabelo, Ezequiel Lacerda, Mateus Duarte, Janine, Gustavo Ueso, Willian Brandao, Camilo Silva, Gabriel Silva Duarte, Guilherme, Willian Brandao, Ari Ricardo, Antônio Oliveira, Renata e Adriano de Paula
Ponto de encontro com Fernando Pivotto (Trilogia Afetos Políticos)
Debates / Rodas de Conversa
07/07
Dom 17h
60 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Ficha técnica:
Fernando de Souza Carvalho e Amilton de Azevedo
Floresta dos mistérios
Música / Teatro
08/06 a 07/07
Sáb e dom 16h
60 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: Quando Bel, Rafa e Duda entram na Floresta dos Mistérios, conduzidos pelos misteriosos elementais, eles estão prestes a conhecer não só as forças da natureza, representados pelos seres mitológicos do nosso folclore, mas também a enorme força que existe dentro de cada um deles. Assim, eles lutarão pela preservação da floresta e de toda vida lá existente. E fica então a pergunta: é possível um mundo onde tecnologia e natureza possam conviver pacificamente? Uma aventura musical inclusiva, com bonecos e atores, para toda a família. O musical com bonecos que possui classificação livre e a entrada gratuita, se destaca pela valorização da empatia e do folclore nacional, trazendo representatividade e protagonismo às pessoas com deficiência.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção – Márcio Araújo
Elenco – Clayton Bonardi, Daniela Schittini, Debora Vivan, Joaz Campos, Lucas Kelvin, Marcio Araujo, Márcio Alves, Matilde Mateus Menezes e Thalita Passos.
Amor e Outras Revoluções – Circuito
Teatro
10/07
Qua 21h
60 min
12 anos
Gratuito
Sinopse: Aynah e Luzia estão de casamento marcado e ainda possuem dúvida se devem casar ou não. Uma viagem em suas próprias histórias ocupa o centro da cena e as fazem iniciar suas verdadeiras revoluções a respeito do amor e da falta dele. Com texto inspirado em obra da escritora bell hooks, Tati Villela e Mariana Nunes levam aos palcos fluminenses uma história de amor entre duas mulheres.
Ficha técnica:
Tatiane Villela dos Santos
Mariana de Sousa Nunes
Gabri[elas]
Teatro
12/07 a 28/07
Sex e sáb 20h | Dom 18h
75 min
14 anos
Valor: R$30,00 inteira | 15,00 meia
Sinopse: Gabri[ELAS] é um monólogo que parte do encontro da atriz Fernanda Viacava com a vida e a obra de Gabriela Leite, principal referência na luta em defesa dos direitos das prostitutas no Brasil. A atriz narra em primeira pessoa o encontro com Gabriela se reconhecendo com ‘elas’, as mulheres da vida, a partir das suas inquietações como mulher e como atriz. Uma busca que parte do corpo da prostituta e transborda para o corpo de qualquer mulher que deseja.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Caroline Margoni
Direção: Malú Bazán
Elenco: Fernanda Viacava
Por um Pingo
Teatro
12/07 a 28/07 | 25/07 e 26/07*
Qui a Sáb 21h | Dom 19h | *sessões extra: 25 e 26/07 Qui e sex 18h
70 min
12 anos
Gratuito
Sinopse: Casal aguarda a importante visita de um corretor de imóveis em seu apartamento. Mas surge uma mancha de mofo no teto: é um vazamento de água iminente. Ao chamar um homem dos serviços, ele faz a primeira visita e desaparece subitamente. Conforme a mancha cresce, as ligações entre eles e o edifício se extrapolam do plano ficcional para uma pungente crítica à sociedade. O que fazer quando a história vaza do teto e cobra sua dívida? Aqui ela ganha a forma da água. Seu fluxo é incontrolável. A peça traz à cena reflexões sobre a especulação imobiliária agressiva na cidade de São Paulo e o direito à cidade, a partir da perspectiva de quatro personagens.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Dante Passarelli
Direção: Dante Passarelli e Fernanda Zancopé
Elenco: Ana Paula Lopez, Cris Lozano, Ernani Sanchez e Fernando Aveiro
Remelexo
Música
13/07 a 28/07
Sáb e dom 16h
60 min
LIVRE
Valor: R$20,00 inteira | 10,00 meia
Sinopse: Márcio Araújo lança o seu novo show “Remelexo” para crianças e adultos dançarem e brincarem juntos, criando memórias felizes. O show tem 11 músicas interativas. “Larga Já desse celular” propõe uma coreografia divertida para a plateia, “Aqui tudo pode” convida crianças e adultos a imaginarem e tem mágicas, “Hoje é seu dia” comemora os aniversariantes do mês, “Guarda-Roupa de Histórias” faz um desfile pelo tapete vermelho, “Figurinha Carimbada” coloca os nomes do público na letra, e por aí vai. Márcio Araújo propõe um roteiro musical no qual todas as músicas têm brincadeiras interativas com a plateia. Coreografias, desfiles, mágicas, trava-línguas, vivo ou morto e estátua são alguns dos joguetes que permeiam as canções. Nesse show, Márcio Araújo tem mais uma novidade: a banda toca e dança coreografias de Adriana Gerizani. Na banda: Gabriel Moreira na direção musical. Multi-instrumentista toca violão, guitarra, saxofone e flauta transversal, Breno Barros no contrabaixo e cavaquinho; Marcelino Ziggy na bateria; Neusa de Souza também canta e faz coros e Márcio Araújo conduz tudo cantando, dançando, tocando violão e ukulelê.
Ficha técnica:
Músicos: Márcio Araújo, Gabriel Moreira, Breno Barros e Marcelino Ziggy
Performer: Neusa de Souza
BraGilidade
Música
17/07
Qua 21h
90 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: Leo Susi e banda apresentam o show BraGilidade que homenageia a obra do mestre Gilberto Gil. O repertório conta com releituras instrumentais de grandes clássicos de Gil, como “Balafon”, “Baticum”, “Se eu quiser falar com Deus” em arranjos inéditos, sob a influência do jazz e das raízes africanas.
Ficha técnica:
Músicos: Leo Susi, Adriano Magoo, Adriano Sambatti, Richard Fermino e Chico Chagas
Ponto de Encontro com Amilton Azevedo (Por um pingo)
Debates / Rodas de Conversa
21/07
Dom 18h
60 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Ficha técnica:
Amilton Monteiro de Oliveira Filho e Fernando Pivotto
A Saga de um Palhaço sem Lona
Circo
24/07 e 25/07
Qua e qui 20h
50 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: O espetáculo narra a história de um palhaço em busca de um território na cidade para o seu circo. A dramaturgia traz camadas autobiográficas de Ronaldo Aguiar e seu encontro quando criança com o circo em uma área periférica de Pernambuco. A obra fala de uma jornada que antecede o palhaço, o artista e vai se revelando através da busca de território dentro de si e na cidade.
Ficha técnica:
Atuação: Ronaldo Aguiar
Direção e Dramaturgia: Jhoao Junnior
Os Escafandristas – Circuito
Teatro
24/07
Qua 21h
60 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: Os atores do conceituado grupo “Os Escafandristas” voltam a se reunir depois de um longo hiato para pensar em um novo trabalho teatral, porém o que poderia ser um promissor reencontro acaba de maneira surpreendente. A PEÇA (ou Os Escafandristas) pretende trazer à luz os bastidores de um grupo de teatro bastante atuante na cena nacional na polarizada sociedade contemporânea. O teatro enquanto lugar (tempo/espaço) de espelhamento da sociedade (no sentido reflexo e no sentido reflexão) reúne elementos em si dialéticos desde sempre. Na situação atual, esse elemento se radicaliza de maneira particular e a necessidade de colocar isso em pauta nos conduziu a expressar nuances do fazer teatral através de uma obra em que os personagens trazem diferentes perspectivas dessa urgência social/moral. Evidenciando as dificuldades de um grupo de teatro que encontra possível eco e paralelos por todo o país, esse grupo de atores “desglamouriza” a atividade artística, além de abrir perspectivas que dialogam com as questões práticas da vida desses trabalhadores da cultura. Eles acabam por representar nichos da sociedade por diferentes situações: a atriz que em função da maternidade e da necessidade de manter a família acaba por se afastar do teatro; a atriz que por estar dedicada a séries e filmes acaba por deixar o teatro para segundo plano; o ator que por ter virado um sucesso das novelas decide usar o teatro como um passatempo entre uma novela e outra; o ator que sem oportunidades de atuar passa a dar aulas de teatro para conseguir subsistência sem se afastar do seu real ofício; e um diretor que em crise criativa decide voltar às suas raízes em busca da sua fonte de criação.
Ficha técnica:
Vinícius Piedade Oliveira
Cristiane Eifler Bastos
Marcus Veríssimo Teixeira
Fernanda Mariano dos Santos
Pedro Ricardo Casali
Gabriel Aires Ferrara Sousa Correa
Cantando Elis
Música
31/07
Qua 21h
70 min
LIVRE
Valor: R$ 30,00 inteira | 15,00 meia
Sinopse: Musical do Coral Associação Sabesp, com direção artística de Carlos Cerqueira, que apresentará algumas canções, sentimentos, aventuras e desventuras da nossa maior cantora nacional, Elis Regina, misturando cenas e músicas.
Ficha técnica:
Direção artística: Carlos Cerqueira
Coralistas: Ana Maria S.Matsuura, Bernadete Lourdes Barbosa de Brito, Carla Juliana Perrucci, Carlos Cerqueira, Cassia Cristina Sampaio Campos, Cássia Maria, Célia Pereira Nobrega, César Augusto Daquila de Souza, Claudia Maria de Camargo Penteado Lavras, Cornélia Maria Paula da Silva, Daniel Arão, Denise Bejar Martini, Edna Maria Pereira Campagnucci, Edson dos Santos Junior, Elaine Aparecida Costa, Elisabeth Bagatin Bambace, Ernesto Pereira, Fátima Regina Slivinsk, Gilcélia de Moura Silva, Glaucia P.M. Gomes, Glaúcioa Braz, Helena Shizue Yagyu, Heliene Aparecida de Souza Oliveira, Ieda de Paiva Santos, Janete Miranda Matos, João Pedro Castro da Luz, Karen Simoni, Karina Muniz, Laércio Saez Gonçalves, Leila A.da Silva Miehe, Leonice Vianello da Silva, Lígia Borges Del Rio, Lilian Rosilene Fiore, Lucas Santana Brasileiro, Lupe M.B.Balderrama, Luz Consuelo R.R.Sampaulo W, Marcos Pires da Silva, Marirene Soderi (Mary), Miriam Halpern, Miriam Hutterer, Mutsuko Sato, Nilza Regina Filomeno, Norberto Camil Carreira, Patrícia Queiroz, Ricardo Dias, Roberto Balbino do Nascimento, Rogério Guimarães Santos, Ronaldo Rodrigues Pereira, Sebastiana A.S.Rodrigues, Sinclair Ronaldo Mioto, Sonia Aparecida de Lima, Suely M.Marchesi, Suzana Meira Rocha M. de Castro, Valéria Alonso, Wagner dos Santos Veillard, Marcos Roberto da Silva e Danilo Luiz Braz Lopes
TEATRO CACILDA BECKER
Workshop de Circo-Teatro
Circo
02/07
Ter 09h
240 min
16 anos
Gratuito
Sinopse: O workshop abordará os princípios que regem a atuação nessa linguagem: tônus, precisão e foco. O objetivo desse encontro é que o artista reconheça e experimente os pilares da atuação na cena convencional circense.
Ficha técnica:
Mediadora – Kátia Daher
Canto dos Malditos – Circuito
Dança
03/07
Qua 21h
60 min
10 anos
Gratuito
Sinopse: “Canto dos Malditos”, inspirou-se especialmente no filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, adaptado do livro “Canto dos Malditos”, de Austregésilo Carrano, que tem na superação o tema recorrente. O bailarino chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. O dançarino oscila o corpo, para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
Ficha técnica:
Marcos Teixeira Abranches – Marcos Abranches – Dançarino
Comum
Teatro
05/07 a 07/07
Sex e sáb 20h30 | Dom 19h
110 min
12 anos
Gratuito
Sinopse: Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. A busca de uma filha por informações de seus pais desaparecidos políticos. O dilema de dois coveiros encarregados da criação de uma vala. Uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. 1970 e 1990, épocas distintas, se entrelaçam nos fragmentos dessas histórias e evidenciam causas e consequências. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, São Paulo/SP.
Ficha técnica:
Texto e direção: Lucas Vitorino
Elenco: Caroline Alves, Cristian Montini, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido
O SÃO JOÃO DOS MAMULENGOS
Teatro
06/07 e 07/07
Sáb e Dom 16h
50 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, como A COBRA CANINANA, A VIÚVA ALUCINADA e O QUEBRA-POTE, resgatamos as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura de nossa protagonista.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Rodrigo Andrade
Elenco: Ana Paula Trevisan, Rossana Boccia, Zenaide Paludo e Cristiano Barcelar
PETRA
Teatro
13/07 a 04/08
Qui, Sex e Sáb 21h | Dom 19h
90 min
14 anos
Valor: R$ 20,00 Inteira | 10,00 Meia
Sinopse: Petra von Kant é uma estilista bem sucedida e famosa, uma mulher avançada para o seu tempo. Recém separada do marido, vive com Marlene, sua fiel escudeira e assistente para todos os assuntos. Sua amiga, Sidonie, lhe apresenta a jovem Karin, por quem Petra se apaixona perdidamente. As duas vivem um romance intenso que conduz Petra novamente à travessia trágica da ilusão do amor perfeito à sua desilusão.
Ficha técnica:
Texto: Rainer Werner Fassbinder
Direção: Bete Coelho e Gabriel Fernandes
Elenco: Bete Coelho, Luiza, Curvo, Lindsay Castro Lima, Clarissa Kiste, Renata Melo e
Miranda Frias
Petra – Circuito
Teatro
17/07 a 07/08
Qua 21h
70 min
LIVRE
Gratuito
Sinopse: Petra Von Kant é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene, sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente por Karin e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções.
Ficha técnica:
Elenco: Elisabete Mendes Coelho, Luiza Tuche de Almeida, Lindsay Stella Oliveira Castro Lima, Clarissa Kiste Malveiro e Renata Melo Moraes
TEATRO PAULO EIRÓ
Amor e Outras Revoluções – Circuito
Teatro adulto
03/07
Qua 21h
60 min
12 anos
Gratuito
Sinopse: Aynah e Luzia estão de casamento marcado e ainda possuem dúvida se devem casar ou não. Uma viagem em suas próprias histórias ocupa o centro da cena e as fazem iniciar suas verdadeiras revoluções a respeito do amor e da falta dele.
Ficha Técnica:
Tatiane Santos – atriz
Mariana Nunes – atriz
DJOVESKI
Dança
05 a 07/07
Sex e Sáb 21h | Dom 19h
50 min
Livre
Gratuito
Teatro Paulo Eiró
Sinopse: O espetáculo aborda por meio de sua técnica de pesquisa denominada Dramaturgia da Dança Humanitária. A obra aborda as relações dos fluxos migratórios e seus impactos em nossa contemporaneidade. Entre o caos e a humanidade, o espetáculo retrata os desafios das travessias, reflexões sobre a construção dos direitos humanos e a sua efetivação e a busca pela dignidade da vida, demonstrando a relevância da pluralidade encontrada por meio da dança, saberes e culturas em busca de seu chão.
Ficha Técnica:
Direção e coreografia: Renan Marangoni
Elenco: Ana Paula Carmo, Bruno Faowmanma, Bofory Camara, Cecília Lessa, Gabriel Madrigrano, Jazú Weda, Luiz Ragusa, Martina Caledon, Sabrina Menez, Tatiane Santos e Yuri Nascimento.
O Tribunal de Rosa dos Ventos
Teatro
29/06 a 14/07
Sáb e Dom 16h
75 min
Livre
Valor: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)
Sinopse: Era uma vez… um tribunal. A peça traz como centro da trama Rosa dos Ventos, uma cidade fantástica onde tudo é perfeitamente equilibrado entre o Preto e Branco e habitada por personagens mágicos nos quatro pontos da cidade. Tudo vivia em impecável harmonia até que a cidade e seus habitantes começaram a desaparecer. As cinco personagens restantes, incluindo o Velho Juiz decidem investigar o ocorrido em um tribunal, no qual contará com o júri fantasma, também conhecido como plateia. Tendo 4 finais possíveis os rumos da história depende da sentença que o público escolherá em votação após um breve debate.
Ficha técnica:
Diretor e dramaturgo: Victor Walles
Elenco: Thais Sodré, Vanessa Triviño, Wes Rocha, Fernando Moraes e Gabrielle Távora
Canto dos Malditos – Circuito
Dança
10/07
Qua 21h
60 min
Livre
Gratuito
Sinopse: “Canto dos Malditos”, inspirou-se especialmente no filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, adaptado do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, que tem na superação o tema recorrente. O bailarino chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. O dançarino oscila o corpo, para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
Ficha técnica:
Marcos Abranches – Dançarino
SER JOSÉ LEONILSON
Teatro adulto
12/07 a 14/07
Sex e Sáb 21h e Dom 19h
95 min
16 anos
Gratuito
Sinopse: Laerte Késsimos comemora 20 anos de carreira com solo dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira. O espetáculo “Ser José Leonilson” é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) morto pela pandemia de AIDS, e a biografia do ator Laerte Késsimos. Um bordado/diário em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós, um tecido que é alinhavado diante do público une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato, a casa de infância como um ambiente de domesticação, a busca pela identidade, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.
Ficha técnica:
Atuação: Laerte Késsimos
Direção: Aura Cunha
Dramaturgia: Leonardo Moreira
ORQUESTRA – OFISA
Música
14/07
Dom 11h
60 min
Livre
Gratuito
Sinopse: Sob a regência da maestra Silvia Luisa, a Ofisa apresenta um repertório eclético, popular e clássico, sempre com novidades. O concerto é um sucesso de público nas manhãs de domingo.
Trilogia Afetos Políticos
Teatro
19/07 a 21/07
Sex e Sáb 21h | Dom19h
Sex 65 min | Sáb 80 min | Dom 90 min
14 anos
Gratuito
Sinopse: A Cia de Teatro Acidental apresenta sua Trilogia Afetos Políticos, incluindo as peças “O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer” (2014, dir. Carlos Canhameiro), “E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim” (2019, criação coletiva) e “E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis” (2022, dir. Maria Tendlau). Esta mostra integra o projeto “Cia de Teatro Acidental: Modos de ser muitos”, contemplado pelo EDITAL 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro.
Ficha técnica:
Texto: Artur Kon
Direção: Maria Tendlau
Elenco: Artur Kon, Chico Lima, Mariana Dias, Mariana Otero e Ma Zink
Sub-evento O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer
19/07
Sexta 21h
65 min
Sub-evento E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim
20/07
Sáb 21h
80 min
Sub-evento bate-papo com coletivos teatrais
20/07
Sáb 19h
60 min
Sub-evento E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis
21/07
Dom 19h
90 min
Aqui – Amanhã é outra imagem
Teatro Adulto
25/07 a 28/07
Qui, Sex e Sáb 21h | Dom 19h
70 min
16 anos
Gratuito
Sinopse: Cinco artistas estão no mesmo espaço. Compartilham também o mesmo tempo e as inquietações de quem cria uma obra de arte. De repente, um buraco no teto se abre, invadindo a cena e o pó que cai lá de cima já cobre seus corpos. O que fazer? A Súbita Companhia de Teatro em parceria com a dramaturga Lígia Souza apresenta “AQUI – Amanhã é outra imagem”, um espetáculo que traz para cena questionamentos sobre a insistência em seguir fazendo arte.
Ficha técnica:
Direc?a?o: Mai?ra Lour
Dramaturgia: Li?gia Souza e Mai?ra Lour
Elenco: Cleydson Nascimento, Dafne Viola, Helena de Jorge Portela, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano
Ponto de Encontro com Amilton Azevedo
DEBATES E PALESTRAS
28/07
18h00
60 min
Livre
Gratuito
Sinopse: O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
ENXAME
Circo
31/07
20h30
50 min
Livre
Gratuito
Sinopse: Em “ENXAME”, quatro indivíduos à espera de que algo aconteça são levados a subverterem a ordem das coisas, em um fluxo de acontecimentos nada rotineiros. Utilizando alegoricamente o modo de vida das abelhas e a figura do apicultor, este trabalho busca tocar, com humor e criatividade, em temas sensíveis ao homem contemporâneo, como a questão da individualidade versus coletividade e do desenvolvimento in/sustentável. De modo lúdico e surreal, esses temas são explorados em números e cenas que mesclam técnicas circenses tradicionais (como Dandys Acrobático, Corda Lisa, Malabarismo, Palhaçaria, e Paradas-de-mão) a elementos do teatro, da dança e projeção de vídeo.
Ficha técnica:
Criação coletiva: Circo Enxame – Giulia Tateishi, Jan Leca, Pedro Vinicios, Renato Mescoki, Veronica Piccini e Vinícios Debs.
Elenco: Giulia Tateishi, Pedro Vinicios, Veronica Piccini, Vinícios Debs.