Conferência debate temas ligados à Assistência Social em São Caetano
A cidade de São Caetano do Sul realizou, nesta terça-feira (10/9), nas dependências do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, cuja temática foi ‘Assistência Social é um direito: Evolução e desafios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo’. […]
- Data: 12/09/2019 11:09
- Alterado: 12/09/2019 11:09
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
10ª Conferência Municipal de Assistência Social
Crédito:Junior Camargo/PMSCS
A cidade de São Caetano do Sul realizou, nesta terça-feira (10/9), nas dependências do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, cuja temática foi ‘Assistência Social é um direito: Evolução e desafios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo’.
Cerca de 200 participantes debateram em três eixos: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; Gestão de Serviços, Programas, Projetos e Benefícios, e Participação e Controle Social no SUAS. As deliberações aprovadas serão encaminhadas para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada no mês de outubro.
O secretário da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), Daniel Córdoba, abriu o evento lembrando da atuação eficiente da pasta em momentos difíceis vividos na cidade em 2019. “A Assistência Social é a base da garantia de direitos da sociedade. Passamos por percalços neste ano, como a enchente, em março, e o desabamento parcial de um prédio, em junho, entre outros. Diante destes problemas, a Prefeitura e os agentes públicos atuaram rapidamente para que assegurar os direitos dos cidadãos diretamente afetados”, disse ao agradecer a colaboradores vinculados a pasta e entidades sociais que atuam no município.
Em representação ao prefeito José Auricchio Júnior, o diretor da Sede dos Conselhos e secretário-executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto, destacou que São Caetano conta com 23 conselhos ativos e mais de 600 conselheiros discutindo questões de interesse da coletividade atualmente.
“Esta conferência retrata o cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social e abre as portas para que a sociedade civil, juntamente do Governo, discutam políticas públicas voltadas à cidade”, observou Elísio. “É o encontro de um seleto grupo de pessoas qualificadas e comprometidas com a causa da assistência e inclusão social”.
A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência e Inclusão Social), Cíntia Melaré, reiterou a importância da atuação coletiva entre a população e a Administração Municipal. “A sociedade civil e a Prefeitura têm desempenhado um excelente trabalho na construção de políticas públicas que refletirão em todo o País.”