Conexão Rio e São Paulo: uma nova rota turística vai unir as belezas dos dois estados
A ideia é aumentar o fluxo de visitantes nos quatro municípios e transformar o roteiro em um só destino
- Data: 03/09/2023 10:09
- Alterado: 03/09/2023 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Turismo SP
Rota Verde Azul une cidades paulistas e cariocas
Crédito:Aline Andrade
Recentemente a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou do lançamento oficial da Rota Verde Azul, em Paraty. A rota vai integrar os destinos de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Ilhabela (SP) e Ubatuba (SP) com praias e ilhas paradisíacas, natureza exuberante e boa infraestrutura turística. As companhias promocionais (Convention & Visitors Bureau – CVs) de cada uma das cidades serão responsáveis pela divulgação da rota.
Representando o secretário Roberto de Lucena, a secretária executiva, Luciane Leite, participou do lançamento e destacou as belezas de Ubatuba e Ilhabela, que fazem parte do lado paulista da rota. “lhabela e Ubatuba destacam-se por suas belas praias e são lugares com muita diversidade de atrativos. Vários segmentos do turismo podem ser explorados, como o náutico em Ilhabela e o de aventura em Ubatuba”, ressaltou Luciane.
A ideia é que a Rota Verde Azul fomente a atividade turística nos quatro municípios e transforme o roteiro em um só destino. As regiões possuem características parecidas e complementares, mas cada uma com a sua singularidade. No total, as regiões somam aproximadamente 2,2 mil praias, sendo duas mil delas em Angra dos Reis. Em Ilhabela são 42 praias; Ubatuba, 102; Paraty, 60 e Angra dos Reis, 365.
O evento foi realizado apenas para profissionais ligados ao turismo e contou com a participação dos secretários de Turismo e presidentes dos CVBs de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, que se mostraram animados com a nova conquista e acreditam que a nova Rota trará novos fluxos turísticos na região. O roteiro vai oferecer atividades para todos os bolsos, incluindo visitação a cachoeiras, mergulhos, escaladas, observação de pássaros, trilhas e esportes náuticos.
Os profissionais responsáveis pela rota turística planejam estabelecer acordos com operadores para incluir a rota em seus catálogos. Um site com informações sobre o roteiro foi criado com informações sobre os destinos, a locação de quartos e residências, serviços de receptivos turísticos e links para sites de reservas de hotéis.