Concurso literário infantil torna aulas mais participativas em escolas do ABC
Professoras com alunos participantes da sexta edição do Prêmio Espantaxim, comentam a contribuição do concurso para tornar mais dinâmicas as atividades escolares
- Data: 12/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prêmio Espantaxim
A cerimônia de premiação será no dia 04 de dezembro
Crédito:Divulgação
Mais que revelar uma nova geração de talentosos escritores entre crianças e adolescentes de todo o Brasil, o Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim, organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, se consolida como uma atrativa atividade pedagógica nas escolas, tornando as aulas mais interativas, conforme relatos de professoras que orientaram alunos que participaram desta sexta edição.
No Colégio Petrópolis, de São Bernardo do Campo (SP), o processo de criação de textos dos alunos para o VI Prêmio Espantaxim envolveu as famílias, que auxiliaram as crianças na pesquisa de conhecimentos adicionais importantes para as produções, como por exemplo, como fazer rimas nas poesias.
“Quando apresentamos a proposta do Concurso às crianças, elas abraçaram imediatamente e se empenharam muito no desenvolvimento de seus trabalhos, cuja qualidade nos surpreendeu! As orientações e roteiro sugeridos pela Organização do Prêmio também foram muito importantes no processo de criação”, relata a Profa. Isabel Setti, que leciona para as turmas do 4o ano do Ensino Fundamental. “Ficamos muito felizes em participar e em saber que tivemos alunos premiados. O Prêmio Espantaxim veio agregar ao trabalho já desenvolvido pela escola no incentivo à leitura e escrita e é como se fosse um Prêmio também para nós, professores, que acompanhamos com muita dedicação as nossas crianças”, completa.
No Grande ABC, 23 crianças foram premiadas no concurso, alunas de colégios de Santo André e São Bernardo do Campo.
Sobre o Prêmio Espantaxim 2020/21
A do Concurso, que tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura e escrita, foi lançada em 2020. Por conta das restrições impostas pela pandemia à rotina das escolas, o prazo para envio de textos à organização do Prêmio foi estendido até 2021.
O Concurso é direcionado a crianças e adolescentes de 07 a 13 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País. Os “pequenos escritores” que participam do Prêmio desenvolvem seus trabalhos (enviados nos formatos de redação, poesia ou mensagem) a partir do tema proposto a cada edição. A de 2020/21 teve como tema: “As Quatro Estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”.
Ao todo, a sexta edição do Prêmio Espantaxim teve 3.300 participações de crianças e adolescentes, representando 76 escolas, 42 cidades e 15 Estados brasileiros. Desse total, são 246 premiados nas categorias redação, mensagem e poesia. Os textos das crianças premiadas serão reunidos na VI Antologia – livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores, e também as versões digitadas, após revisão.
A cerimônia de premiação será no dia 04 de dezembro, domingo, às 14h30, no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP).