Concertos da Osesp e estreia do novo Quinteto Osesp nesta semana

Performances de sexta-feira (28/abr) da Osesp e de domingo (30/abr) do Quinteto serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube.

  • Data: 25/04/2023 08:04
  • Alterado: 25/04/2023 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp
Concertos da Osesp e estreia do novo Quinteto Osesp nesta semana

Osesp com Thierry Fischer

Crédito:Laura Manfredini

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Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta na Sala São Paulo entre quinta-feira (27/abr) e sábado (29/abr) com o regente francês Pierre Bleuse – fazendo sua estreia em nosso palco – e o pianista ucraniano-australiano Alexander Gravrylyuk. O programa terá obras de dois grandes mestres: o Concerto para Piano nº 3, do ucraniano Sergei Prokofiev, e a Quinta Sinfonia do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Neste ano, nosso tradicional Quarteto está em ano sabático, mas a música de câmara continua presente com o novo Quinteto Osesp, formado pelas violinistas Amanda Martins e Sung Eun Cho, pelas violistas Maria Angélica Cameron e Sarah Nascimento, e pela violoncelista Jin Joo Doh, todas elas integrantes de nossa Orquestra. O novo corpo artístico abre sua série de recitais na Sala São Paulo no próximo domingo (30/abr), às 18h, com obras de Mozart (o “Quinteto de Cordas nº 3”) e Brahms (seu “Quinteto de Cordas nº 1”) no repertório. Vale lembrar que as performances da Osesp de sexta-feira (28/abr), às 20h30, e do Quinteto Osesp no domingo serão transmitidas ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

No Concerto para Piano nº 3 em Dó Maior, de Sergei Prokofiev (1891-1953), cuja estreia aconteceu em 1921 nos Estados Unidos, é impressionante a riqueza de nuances, os contrastes entre os gestos românticos e modernistas, as mudanças abruptas de caráter, o tenso e intenso diálogo entre piano e orquestra, bem como a unidade alcançada a despeito da enorme gama de materiais utilizados. As citações do passado romântico são realizadas com distanciamento, ironia e humor, não havendo qualquer espécie de apelo nostálgico.

A Sinfonia nº 5 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) foi composta em 1888, quando o compositor estava com 48 anos de idade, no auge da carreira (ele morreria cinco anos depois). No arcabouço sinfônico consolidado pela tradição alemã, Tchaikovsky enfatiza o material melodioso, exacerba a dramaticidade, dá alguma voz solista a quase todos os instrumentos, reitera os temas copiosamente e se aventura em digressões emotivas arriscadas, mesmo aos ouvidos de um romântico europeu. A profusão de melodias populares russas e eslavas que Tchaikovsky disseminou pelos quatro movimentos está mais concentrada justamente no “Finale”. E, se nos detivermos nas demoradas notas no registro mais grave dos contrabaixos e fagotes ao fim do primeiro movimento, não será difícil ouvir ali a voz dos baixos profundos dos coros sacros da Igreja Ortodoxa russa.

SERVIÇO

27 de abril, quinta, às 20h30

28 de abril, sexta, às 20h30 –

29 de abril, sábado, às 16h30

30 de abril, domingo, às 18h00 [Quinteto Osesp] –

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 07 anos

Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 258,00 [Osesp] e entre R$ 60,00 e R$ 143,00 [Quinteto Osesp] (preços inteiros)

Bilheteria (INTI): Neste link

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  • Data: 25/04/2023 08:04
  • Alterado:25/04/2023 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp









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