Como tirar nota máxima na redação
Em época de realização das provas do PAS – Programa de Avaliação Seriada - professor dá dicas para o aluno ampliar o repertório sociocultural
- Data: 24/06/2021 09:06
- Alterado: 24/06/2021 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Marista
Crédito:Reprodução
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, disse Monteiro Lobato na primeira metade do século passado. Hoje, o professor de Literatura e Redação do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, Gilmar Felix Gonçalves, lembra a famosa frase do escritor para apontar o melhor caminho para alcançar nota máxima na redação do vestibular: a leitura.
Dedicar um tempo do dia para ler uma obra pode fazer a diferença nas acirradas disputas por pontuação. No Enem, por exemplo, a redação vale um quinto da nota, 1000 pontos, é eliminatória (o aluno não pode zerar) e classificatória. “Além de demonstrar o domínio da norma culta da língua, o aluno precisa provar sua capacidade de desenvolver um pensamento e mostrar que tem competência argumentativa”, avalia o professor.
A leitura, segundo o professor, ainda é a melhor forma de adquirir conhecimento, aprimorar vocabulário e ampliar o repertório sociocultural. “Mas não é a única”, ressalta. Além de indicar livros, Gilmar lê trechos de obras em sala de aula, indica filmes, séries, portais de notícias, músicas, textos científicos e literários. “Tudo que ajuda a enriquecer os argumentos dos alunos”.
Neste domingo (27/06) ocorrerá a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS 1) da Universidade de Brasília (UnB) e no dia 18 de julho está prevista a terceira fase (PAS 3). Veja mais dicas do professor para quem quer tirar nota máxima na redação.
– Conheça os critérios de correção da redação da prova;
– Não deixe a redação para o final. Assim que receber o caderno de questões, leia a proposta de produção, destaque as partes principais dos textos motivadores e anote as palavras-chave;
– Mantenha-se por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo por meio da leitura de diversos gêneros informativos;
– É importante que o aluno revise o que sabe das obras indicadas, relacionando cada uma ao seu contexto;
– O aluno deve ficar atento aos conceitos de dissertação e de argumentação, para atender ao que é solicitado.