Como planejar os gastos do Dia das Mães para manter sua saúde financeira em dia?
Uso do cartão de crédito é uma boa opção para quem não quer extrapolar orçamento e seguir o planejamento financeiro
- Data: 07/05/2023 17:05
- Alterado: 07/05/2023 17:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Shopping online during holidays. Man using laptop computer and credit card, ordering Christmas gifts. Shopping, internet banking, store online, payment, surprise, spending money, holidays concept
Crédito:Divulgação/Shutterstock
Já pensou em como vai comemorar o Dia das Mães? Pretende presentear; celebrar com um momento especial, como almoço ou jantar; ou quem sabe uma experiência, como uma viagem ou passar o dia fora? A segunda data comemorativa mais importante do ano para a economia, perdendo apenas para o Natal, movimenta o comércio de forma relevante e, para o consumidor, pode ser uma oportunidade de agradar a mãe, a sogra, amigas ou irmãs com consciência financeira.
As ofertas deste ano devem abranger praticamente todos os segmentos do comércio, serviços e turismo, sendo que levantamentos de expectativas de vendas apontam uma tendência do consumidor em investir mais tempo na pesquisa de preço para tomar uma decisão. Como a data está próxima – este ano será celebrada em 14 de maio -, é bom se planejar o quanto antes.
Para aqueles que acabaram de investir em ovos de Páscoa, pesquisar os valores de presente do Dia das Mães é uma boa dica. Assim, é possível investir com planejamento, sem abrir mão do presente nesta data. Nesse contexto, o pagamento parcelado, facilitado pelo cartão de crédito, tem sido uma boa saída. E o uso do crédito também tem incentivado as compras neste Dia das Mães. Em Minas Gerais, servidores públicos, por exemplo, contam com as facilidades oferecidas pelo Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, com oferta de crédito a juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), só no ano passado os brasileiros realizaram 31,1 bilhões de transações via cartões, movimentando R$ 3,31 trilhões. Do total, mais de dois terços das transações foram feitas com cartão de crédito, que girou R$ 2,1 trilhões, uma alta de 29,4% ante 2021.
Enfim, as pessoas estão usando mais o cartão em substituição a dinheiro, cheque e outros meios, buscando soluções como parcelamento sem juros, compras on-line, pagamento por aproximação, entre outros benefícios, basta se programar.