Como planejar os gastos com a entrada do 13º salário

Economista orienta como pagar as dívidas, poupar e investir com esse dinheiro extra

  • Data: 11/11/2013 12:11
  • Alterado: 11/11/2013 12:11
  • Autor: Redação
Como planejar os gastos com a entrada do 13º salário

Projeto do escritório Ópera Quatro Arquitetura, vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a nova sede administrativa

Crédito:

Você está em:

O pagamento do 13º salário já é esperado por muitos trabalhadores e deverá injetar cerca de R$ 143 bilhões na economia brasileira. O dinheiro extra na conta pode ser um aliado em um período em que as despesas começam a aumentar. Mas é preciso ter cuidado para que os gastos de fim de ano não compliquem o orçamento.

Paea o economista e coordenador do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Anhanguera de Santo André Alessandro Zanoli Bernardo é possível planejar as contas e ainda entrar em 2008 com dinheiro no bolso.

 “Com a elevação das taxas de juros no mercado, o importante é que qualquer recurso extra seja utilizado primeiramente para a quitação de dívidas já existentes que são acrescidas pelo tempo, como é o caso do cartão de crédito e limite de cheque especial, por exemplo. É imprescindível que o consumidor não entre no rotativo do cartão de crédito e não caia na tentação do pagamento mínimo mensal”, alerta.

Não havendo a necessidade de quitar este tipo de dívidas que são acrescidas de juros pelo tempo, ele recomenda que o consumidor guarde pelo menos de 10% a 20% do 13º em uma poupança e utilize o restante para as compras de Natal. “É uma aplicação segura e pouco tributada”.

O consumidor não se deve esquecer também dos impostos de início de ano, como IPVA e IPTU. “Se pagos com antecedência, sempre geram um bom desconto”, finaliza.

Compartilhar:

  • Data: 11/11/2013 12:11
  • Alterado:11/11/2013 12:11
  • Autor: Redação









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados