Como introduzir a leitura para crianças na fase de alfabetização

Alguns detalhes são fundamentais para facilitar o processo e com estímulos certos tudo pode ser mais prazeroso

  • Data: 23/04/2023 20:04
  • Alterado: 23/04/2023 20:04
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Como introduzir a leitura para crianças na fase de alfabetização

Crédito:Pixabay

Você está em:

Neste 23 de abril, celebra-se o Dia do Livro, e a redação do ABCdoABC separou dicas para os pais e familiares com crianças na fase de alfabetização. As orientações são pensadas para facilitar o aprendizado e fazer dessa experiência um momento prazeroso entre a família e a criança. Para que a leitura a acompanhe por toda a vida.

“É preciso que a leitura seja um ato de amor “– Paulo Freire

1 – Tudo começa antes da alfabetização

A leitura precisa se tornar um hábito e, para isso, é preciso que ela faça parte da rotina da família. Ler para as crianças é ideal para naturalizar a presença do livro no dia a dia dela. Para que, na fase de alfabetização, ela já tenha uma associação positiva com o ler.

2 – Como escolher o livro

Ao escolher livros varie nos gêneros literários, para que a criança conheça os diferentes tipos e comece a construir sua personalidade enquanto pessoa leitora. Outro ponto é priorizar os livros com letras de forma, de tamanho grande, com frases curtas e ilustrações. Pense que a criança está começando, ela precisa identificar as letras facilmente e não pode ser algo maçante – já que é natural que ela dê algumas travadinhas durante a leitura. Vá aumentando a quantidade de escrita com o tempo.

3 – Construir senso crítico de forma lúdica

No final de cada leitura estimule a criança a refletir sobre a história, converse sobre o que ela leu, o que ela achou dos personagens, o que ela entendeu da história e até se ela mudaria o final. Isso faz com que haja troca entre vocês, enquanto ela pratica o senso crítico e crie vínculo com as histórias, estimulando o interesse por novas leituras.

4 – Deixar os livros em local de fácil acesso

Deixe os livros em um local de fácil acesso, como em baús ou prateleiras baixas. Isso possibilita que a criança busque os livros de forma independente quando ela quiser. As vezes não é o momento que estamos disponíveis, mas se ela tem interesse vale incentivar a leitura individual – sem dispensar a leitura coletiva.

5 – Leitura em conjunto

A leitura entre família é fundamental. É onde a criança cria vínculo e troca, ela se sente parte e entra no universo das histórias, se envolve e constrói memorais afetivas com a leitura.

6 – Leitura para além do livro

A leitura para além dos livros é bem importante nessa essa fase, os estímulos em diferentes momentos do dia reforçam o aprendizado. Pergunte o que está escrito em placas, peça ajuda para ler receitas, faça a criança entender o mundo a seu redor através da leitura.

7 – Manter o incentivo ao longo do tempo

Em cada fase do aprendizado os níveis de dificuldade mudam. Logo, o incentivo deve ser constante para que o ato de ler não vire um trauma, principalmente, quando na escola e leitura for ficando mais densa. Então acompanhe o aprendizado, mantenha os estímulos, faça parte da rotina de leitura dos pequenos e seja empático, faça da leitura um lazer. Vale encorajar atividades de escrita, sugira que a criança crie e escreva histórias próprias. Também é interessante trocar experiências, fale sobre como foi quando você começou a ler.  

8 – Parabenize

As palavras de afirmação são muito bem-vindas pelas crianças. Elas se sentem mais motivadas quando são notadas, valide seus avanços e mostre que você vê a evolução dela. Esse simples ato pode fazer toda a diferença. 

Compartilhar:

  • Data: 23/04/2023 08:04
  • Alterado:23/04/2023 20:04
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados