Como fazer uma ceia de Natal e Ano Novo saborosa e mais econômica
Preparações são sugestões para driblar a alta dos preços dos alimentos sem abrir mão de tradição e de ter uma mesa bonita e apetitosa no final do ano
- Data: 22/12/2020 11:12
- Alterado: 22/12/2020 11:12
- Autor: Redação
- Fonte: Senac
Beautiful Christmas table setting with decorations in vintage style
Crédito:freepik
Há alguns meses o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, subiu para 0,89% em novembro, o maior resultado para um mês de novembro desde 2015. E o que vem puxando essa alta é o preço dos alimentos e das bebidas, segundo o IBGE.
Então, para facilitar as coisas na hora de pensar no que servir nas ceias de Natal e Ano Novo, juntamos os chefs Henrique Nascimento e Margot Lambert, docentes do Senac Osasco e Senac Santos, respectivamente, para montar um cardápio mais econômico, porém, com muito sabor.
Os pratos foram escolhidos com critério de harmonização de sabores e por serem de fácil preparo. Os experts também levaram em consideração incluir ingredientes da época, como a uva passa (em um contexto bem diferente), panetone e frutas, que trazem frescor para alimentação em dias de verão.
Prato principal
Sobre coxa assada ao molho de laranja
Porções: 4 – Tempo de preparo: 2h
Ingredientes
4 sobrecoxas de frango com pele e sem osso
½ xícara de azeite de oliva
Suco de 3 laranjas (250 ml)
Raspas de 1 laranja
½ colher de sopa de sal (ou a gosto)
1 colher de sopa de pimenta rosa em grãos
1 ramo de alecrim* fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco (*opcional)
1 cebola grande
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Preparo
Em uma tigela adicione o suco e as raspas das laranjas, o azeite, o sal, a pimenta rosa e o alecrim e misture bem.
Disponha as sobrecoxas de frango com a pele para cima na tigela com a mistura de temperos e cubra com um filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. “Você também pode deixar de um dia para o outro. E, nesse caso, não adicione o sal, deixe para colocar na hora de preparar”, avisa Margot.
Enquanto o frango está marinando, corte a cebola em rodelas médias. “Essa cebola vai servir como uma ‘cama’ embaixo do frango, evitando que ele grude na assadeira e acrescentando sabor”. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Em uma frigideira bem quente, doure as sobrecoxas dos dois lados (com e sem a pele). ” Esse processo vai fazer com que o frango tenha uma aparência mais caramelizada e não resseque no forno”, ressalta.
Em uma assadeira, disponha as rodelas de cebola no fundo. Por cima, coloque as sobrecoxas com a pele virada para cima. Regue o frango com metade da marinada de laranja e reserve o restante. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
Passado esse tempo, retire o papel alumínio e regue com o restante da marinada. Termine de assar por mais 20 minutos ou até que o frango esteja cozido no centro.
Para servir
Disponha o frango em uma travessa. Coe o líquido da marinada que restou na assadeira e leve a uma panela com a manteiga que deve estar gelada. Mexa bem essa mistura até que o molho fique cremoso e brilhante. Tome cuidado para não queimar.
Sirva as sobrecoxas com o molho por cima. Você pode decorar com um ramo de alecrim e salpicar mais pimenta rosa por cima.
Acompanhamento
Risoto de abobrinha grelhada e uva passa no vinho branco.
Porções: 4 – Tempo de preparo: 1h
Ingredientes
2 xícaras de chá de arroz para risoto (250 g)
6 xícaras de chá de água ou caldo de legumes (1,5 L)
1 cebola pequena picada em cubinhos
1 abobrinha média picada em cubos médios
1 xícara de uva passa branca
1 xícara de chá de vinho branco seco ( ½ xícara para o risoto e ½ xícara para a uva passa)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
½ xícara de queijo parmesão ralado na hora (pode ser meia cura, grana padano ou outro queijo firme e curado)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Preparo
Coloque a uva passa para marinar com ½ xícara de chá de vinho branco. Cubra e deixe descansar enquanto prepara o risoto.
Mantenha o caldo de legumes ou água em fogo médio.
Em uma panela, coloque o azeite e espere aquecer. Coloque as abobrinhas e deixe dourar. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, acrescente a cebola e refogue até murchar. Adicione o arroz e refogue por mais 2 minutos. Em seguida acrescente o restante do vinho e mexa até que ele seque.
Coloque 1 concha de caldo de legumes ou água e mexa sem parar em fogo médio, quando o caldo começar a secar adicione mais uma concha.
Nesse momento, você pode parar o processo e desligar o fogo caso queira deixar o risoto pré-pronto e finalizar antes do jantar. Guarde na geladeira o arroz pré-cozido assim como a uva passa e as abobrinhas.
Seguindo com o preparo, continue colocando o caldo ou água, de concha em concha, até que o arroz esteja cremoso e tenha dobrado de volume (cerca de 15 minutos). Para saber o ponto, basta experimentar o grão que deve estar macio por fora e levemente firme no centro.
Desligue o fogo, e se achar que o arroz está muito seco, adicione mais uma concha de líquido. “O risoto deve ser cremoso e úmido, se estiver muito seco, endurecerá na hora de servir”, alerta Margot.
Adicione a manteiga e o queijo parmesão e mexa bem. Acerte o sal, se necessário, e adicione a pimenta do reino.
Em seguida, adicione as abobrinhas reservadas e a uva passa que ficou marinando. Caso ainda tenha líquido na uva passa, pode descartar.
Sirva a seguir.
“Esse risoto tem como proposta incluir um ingrediente típico da época de Natal, que é a uva passa. Mas, nesse contexto, ela traz doçura e acidez por ter hidratado com o vinho branco, que contrasta bem com a gordura do queijo e as abobrinhas grelhadas”, diz a especialista.
Sobremesa
Rabanada de panetone
Porções: 10 Tempo de preparo: 1h25m
Ingredientes
Leite aromatizado
1 litro de leite
½ lata de leite condensado (200 gr)
Uma pitada de sal (aprox. 5 gr)
2 colheres de sopa de essência ou estrato de baunilha (30 ml)
1 rama de canela
Raspas de 1 laranja Bahia
Empanamento
1 unidade de Panetone (500 gr)
Quanto baste de ovos
Quanto baste de açúcar
Quanto baste de canela
Quanto baste de óleo de soja (para a fritura)
Papel absorvente
Acompanhamento
Sorvete de creme/iogurte/chantilly
Frutas da época
Preparo
Leite aromatizado
Misture o leite, leite condensado, sal, essência ou extrato de baunilha, canela e a raspa da laranja em uma panela e leve-os para ferver, em fogo brando, para uma infusão. “Aqui, você vai agregar ao leite as características dos ingredientes adicionados, trazendo a preparação uma riqueza de sabores e aromas”, diz o chef Henrique.
Assim que o leite levantar fervura, retire a panela do fogo, cubra com um plástico filme em contato com o leite, evitando a formação de nata, e leve para geladeira de 12h a 24h. “Quanto mais tempo o leite ficar em descanso, mais sabor irá agregar a rabanada”, especifica.
Corte o panetone em quatro partes e em seguida corte-as em fatias de 2 a 3 cm de espessura. Para evitar que o panetone fique encharcado, passe-o rapidamente pelo leite, em seguida pelos ovos batidos e leve-os a fritura em óleo quente até que os panetones estejam dourados.
Coloque as rabanadas em papel absorvente e passe-as na mistura de açúcar e canela.
Para servir:
Junto com a rabanada, coloque sorvete de creme, chantilly ou iogurte, mais algumas frutas da época.
Bebida
Mockmosa (mimosa sem álcool)
Porções: 1 – Tempo de preparo: 10m
Ingredientes
200 ml de suco de laranja
600 ml de suco de uva branca
100 ml de água com gás
Gelo
Opcional
Pode ser adicionado 5 ml de xarope de morango
Finalização
Rodelas de laranja
Folha de hortelã
Preparo
Em uma coqueteleira ou copo grande, adicione o gelo e os dois sucos (caso utilize o xarope de morango, adicione-o nesta etapa), feche e misture em movimentos rápidos. Em seguida, coe a mistura dos sucos para que não sejam servidos com o gelo, adicione a água com gás.
Finalização
Sirva o drink em taças flûte – taça para champanhe e espumantes – com uma rodela de laranja decorando e uma folha de hortelã.