Comitiva de Sobral (CE) visita Diadema para conhecer educação integral
Integrantes da Secretaria de Educação visitaram escolas e acompanharam aulas e atividades; município cearense conquistou o primeiro lugar no IDEB em 2021 entre cidades com mais de 50 mil habitantes
- Data: 09/11/2023 17:11
- Alterado: 09/11/2023 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Pedro Roque
Três servidoras da Secretaria de Educação de Sobral, município a 230 km de Fortaleza (CE), estiveram em Diadema nesta terça e quarta (7 e 8) para conhecer os projetos e as políticas de educação integral em tempo integral implantadas em Diadema pela Secretaria de Educação.
A visita foi realizada por indicação do Ministério da Educação (MEC) e a intenção foi aprender com a experiência da cidade para ampliar a educação integral em Sobral, cidade que conquistou o primeiro lugar no IDEB em 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes. Estiveram na cidade Kathleen Arcanjo, coordenadora da Educação Infantil, Edna Lima, coordenadora do Ensino Fundamental I, e Larissa Jordão, coordenadora da Educação Integral no município cearense.
A visita começou na Emeb Sagrado Coração de Jesus, no bairro Casa Grande, com o acompanhamento de algumas atividades do Programa Mais Educação realizadas nas dependências da Associação de Moradores e na quadra poliesportiva do bairro. Depois, seguiu com as oficinas de capoeira na Emeb Zilda Gomes e com a dinâmica da Educação Infantil na Emeb Humberto M. Mendonça. Em conversa da equipe com a direção da Emeb Sagrado Coração, foram explorados temas como a atuação do Núcleo Social, frequência escolar, educação inclusiva, formação de professores, coordenadores e diretores e sistemas de avaliação da rede.
Larissa Jordão explica que Sobral quer universalizar a educação integral no município, então estão visitando outras cidades e buscando ideias para avançar. “Estamos buscando conhecer outros modelos, de cidades como São Paulo e Jundiaí, e também viemos aqui porque Diadema é referência em educação integral.”
No segundo dia da visita a equipe conheceu formalmente os programas Mais Educação e Aprender Mais. O primeiro, voltado para os estudantes do 1º ao 3º ano, estimula o aprendizado além da sala de aula e a utilização de espaços e equipamentos no próprio território, por meio de atividades de lazer, cultura, arte, educação ambiental e acompanhamento pedagógico, integrando desenvolvimento intelectual, social, físico, afetivo e cultural e indo muito além da ampliação do tempo na escola. Já o Aprender Mais, voltado para crianças dos 4º e 5º anos, é focado na recomposição de aprendizagem de Português e Matemática.
O grupo conheceu também o Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação e suas iniciativas, como os colegiados escolares (Grêmios e Conselhos Curumins), o Fala Curumim com o Prefeito, a participação dos curumins no Congresso de Educação, as oficinas e a produção dos podcasts sobre cultura de paz. Conheceram também o programa Diadema de Dandara e Piatã, que proporciona uma hora semanal de aula sobre história e cultura afro-brasileira e indígena desde 2021, e também o Núcleo Social da Secretaria.
A visita terminou com a ida à Emeb Anita Malfatti para um bate-papo com a coordenadora pedagógica e crianças do Conselho Curumim, uma visita às obras do Quarteirão da Educação na companhia da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, e o acompanhamento de uma aula do Programa Diadema de Dandara e Piatã na Emeb Rachel de Queiróz. “Me chamou muita atenção a ocupação dos espaços e equipamentos no entorno das escolas, como ginásios, bibliotecas, centros culturais, cultivo de hortas, e como isso pode ser transformador na perspectiva de uma educação integral”, opina Kathleen Arcanjo.
Para Ana Lucia Sanches, secretária de Educação de Diadema, a visita de Sobral ao município significa muito. “É uma cidade importante no campo da educação, que há tempos é referência, e que reconhece em Diadema potenciais nas ações de educação integral”. Na opinião de Ana Paula Noveli, coordenadora de Educação Integral, é fundamental que a intersetorialidade aconteça para efetivar a educação integral, e Diadema tem este diferencial. “Acreditamos que a educação pode e deve se dar para fora dos muros das escolas e para isso as parcerias com outros equipamentos públicos e comunidade em geral são fundamentais.”