Combinando Palavras na 22ª FIL: cinco dias de formação de novos leitores
Neste ano, participam 10 autores, que se encontrarão com estudantes, após terem lido e analisado suas obras junto com seus professores
- Data: 10/08/2023 15:08
- Alterado: 10/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
FIL
Crédito:Divulgação
A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá neste ano mais uma edição do Combinando Palavras, projeto socioeducativo que fomenta o acesso à literatura e à prática da leitura para estudantes de diferentes faixas etárias. A ação faz parte das atividades de formação da feira desde 2017. Desde o início deste ano, alunos matriculados em escolas de Ribeirão Preto e região, bem como seus professores, se preparam para vivenciar as diferentes fases do projeto. De 14 a 18 de agosto, os alunos envolvidos vão apresentar os trabalhos elaborados durante o primeiro semestre e se encontrarão com os escritores escolhidos pelas escolas.
O Combinando Palavras traz a possibilidade de encontros entre escritores, alunos e professores. Em 2023, o projeto alcança cinco cidades: Ribeirão Preto, Serrana, São Simão, Luiz Antônio e Franca e, além das escolas das redes estadual e municipal, congrega ainda instituições como Educandário, Adevirp, ETEC, Sesi e Marista Escola Social Irmão Rui. Ao todo, 10 autores participam do projeto: Mauricio Negro, Stella Maris Rezende, Cristhiano Aguiar, Márcia Kambeba, Heloisa Prieto, Cristiane Sobral, Júlio Emílio Braz, Aline Bei, Sara Bentes e Bruna Beber.
A primeira atividade do Combinando Palavras acontece na segunda-feira (14/8), com a participação do escritor Mauricio Negro, às 8h30, no Theatro Pedro II, que receberá os alunos da rede estadual. Às 14h30, o escritor estará na Fundação Cultural de Serrana. Também às 14h30, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, a homenageada pela 22ª FIL, Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) assistirá à apresentação dos estudantes da rede municipal.
Na terça-feira (15/8), às 8h30, Stella Maris volta ao Teatro Municipal – atividade para mais alunos da rede municipal de ensino. Com sessão dupla nesse dia, o escritor Cristhiano Aguiar tem encontro marcado com alunos da rede estadual no Theatro Pedro II (Sala Principal), às 8h30, e durante a tarde, às 14h30, o autor se encontra com estudantes em São Simão.
A quarta-feira (16/8) reunirá quatro apresentações do Combinando Palavras. A primeira delas será no Theatro Pedro II, quando alunos da rede estadual apresentarão seus trabalhos para Márcia Kambeba. No período da tarde, a escritora se juntará aos alunos de Luiz Antônio, às 15h, no Anfiteatro Municipal da cidade. Ainda durante a tarde, às 14h30, Heloisa Prieto estará com alunos do Educandário na Sala Principal do Theatro Pedro II. Também no dia 16, às 8h30, Cristiane Sobral será homenageada pelos estudantes da ETEC, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.
Na quinta-feira (17/8), três escritores se dividem nas apresentações. Aline Bei estará no Theatro Pedro II (Sala Principal), a partir das 8h30, para atender as escolas da rede estadual. Também pela manhã, é a vez de Sara Bentes se encontrar com alunos atendidos pela Adevirp, às 10h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Já no Teatro Sesi de Franca, o escritor Júlio Emílio Braz recebe os estudantes da instituição.
Na sexta-feira (18/8), último dia de Combinando Palavras na 22ª FIL, Júlio Emílio Braz participa em dois horários: às 8h30, no Teatro Sesi de Ribeirão Preto e às 14h, com as escolas da rede estadual no Theatro Pedro II. Às 8h30 no Theatro Pedro II, participa Bruna Beber, com alunos da rede estadual de ensino.
“O projeto Combinando Palavras é uma forma de promover o abraço de quem escreve com quem lê”, explica Adriana Silva, curadora da 22ª FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. “É, sem dúvida, um projeto que, além de diversificar situações de ensino e aprendizagem, permite que os alunos sejam protagonistas”, complementa.
Educação também é o foco da FIL
O Combinando Palavras é um projeto anual que auxilia no desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos participantes, como a própria escrita criativa, a música, a dança e a arte, além de capacitar os professores envolvidos. Nas cinco edições realizadas, cerca de 30 mil alunos já foram atendidos, além do envolvimento de cerca de 300 professores de 220 escolas de Ribeirão Preto e de 13 cidades da região. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura, o Combinando Palavras soma, até aqui, 47 escritores participantes, com suas obras lidas e estudadas.
Na edição mais recente, em 2022, o programa reuniu 9.500 estudantes de 64 escolas estaduais e 25 municipais, além de uma Escola Técnica Estadual (Etec), da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp), sete unidades do Sesi, Fundação Educandário e Marista Escola Social Irmão Rui. No total, 141 professores participaram da atividade em 2022, realizada em Ribeirão Preto, Franca, Luiz Antônio e Serrana.
Além dos encontros presenciais direcionados aos professores e realizados durante este primeiro semestre, a Fundação do Livro e Leitura oferece uma potente ferramenta pedagógica para auxiliar professores e alunos: o site Livro Vivo. Trata-se de uma plataforma digital que centraliza propostas pedagógicas, informação sobre os autores e sua obra, videoaulas e outros conteúdos que servem de apoio a todas as etapas do projeto. “De forma gratuita, a plataforma oferece vídeos, textos, entrevistas, jogos e vídeo aulas, além de uma área exclusiva para professores – o Baú de Ideias – com propostas pedagógicas desenvolvidas, exclusivamente, para o projeto”, explica Adriana Silva.
Para participar do Combinando Palavras, cada unidade escolar escolheu um autor e se inscreveu para trabalhar com suas obras O projeto Combinando Palavras acontece em várias modelagens: atende mais de 5 mil estudantes da Diretoria Regional de Ensino. É uma iniciativa que reúne a Fundação do Livro e Leitura e o Sesc, parceiro importante na curadoria e viabilização dos autores e na formação dos professores. Outros parceiros que apoiam o projeto são: Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, Luiz Antônio, São Simão e Serrana, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Adevirp, Marista Escola Social Irmão Rui, ETEC José Martimiano da Silva e Rede Escolar Sesi-SP.
Sobre os autores:
Aline Bei – é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO. “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Seu segundo livro, “Pequena Coreografia do Adeus” foi publicado pela Companhia das Letras.
Cristhiano Aguiar – é escritor, crítico literário e professor. Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, é doutor em Letras, com doutorado-sanduíche na University of California – Berkeley, e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicou o livro de contos Gótico Nordestino (Alfaguara/Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional como melhor livro de contos de 2022.
Cristiane Sobral – é carioca, mãe de Malick e Ayana, atualmente reside em Brasília. Atriz, escritora, mestre em Teatro pela Universidade de Brasília; tem 11 livros publicados e em 2019 fez tour de palestras sobre literatura negra em nove universidades estadunidenses, inclusive Harvard. É diretora do Sindicato dos Escritores do DF e foi jurada do prêmio Jabuti, contos.
Bruna Beber – é poeta, tradutora e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Estreou na poesia com “A fila sem fim dos demônios descontentes” (7Letras, 2006), e depois lançou “Balés” (Língua Geral, 2009), “Rapapés & apupos” (7Letras, 2012), “Rua da Padaria” (Record, 2013) e “Ladainha” (Record, 2017). É também autora do livro de ensaios “Uma encarnação encarnada em mim – Cosmogonias encruzilhadas em Stella do Patrocínio” (José Olympio, 2022) e de um infantil sobre identidade de gênero, “Zebrosinha” (Galerinha, Record, 2013).
Márcia Kambeba – doutoranda em Estudos Linguísticos, mestre em Geografia, poeta, escritora, compositora, fotógrafa, contadora de histórias, roteirista, atriz, ativista das causas indígena e ambiental, palestrante com atuação no Brasil e exterior.
Mauricio Negro – é artista multidisciplinar, autor-ilustrador, designer gráfico, comunicólogo, curador independente e gestor cultural. Natureza e diversidade, povos originários, expressões e saberes tradicionais, ciências e linguagens contemporâneas são seus motes na escrita e motivações na arte de viver.
Júlio Emílio Braz – é autor de livros infantis e juvenis há mais de 40 anos, tendo quase 200 livros publicados. Tornou-se escritor por acaso: desempregado foi parar na antiga Editora Vecchi, onde tornou-se roteirista das publicações de terror da editora. A estreia na literatura infantojuvenil se deu com o livro “Saguairu”, publicado pela Atual Editora em 1988 e ganhador do Prêmio Jabuti de Autor Revelação em 1989. Em 1997, a tradução para o alemão de seu livro “Crianças na Escuridão” ganhou prêmios na Alemanha, Áustria e Suíça.
Heloisa Prieto – tem 92 obras de ficção e fantasia publicadas por diversas editoras. Detentora de vários prêmios literários: Melhor livro para Crianças UNBE (“A Princesa que não queria aprender a ler”, FTD), Melhor livro de reconto FNLIJ (“O livro dos Pássaros Mágicos”, FTD) e teve obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Atualmente lança um livro nos EUA, “The Musician”, editora Koehlerbooks.
Sara Bentes – é escritora, dramaturga, cantora, compositora, artista de voz e atriz premiada internacionalmente, com shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia, Argentina, Suécia, Turquia e Itália; possui seis livros e dois álbuns lançados, além de alguns EPs e singles; é cantora dubladora, com atuação na Disney, produtora musical e performista aérea de lira; foi embaixadora do Prêmio Alexa de Acessibilidade, gerou a voz sintetizada Letícia (aplicativo gratuito para deficientes visuais) e participa de diversas outras ações que promovem a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil.
Stella Maris Rezende – é escritora premiada: quatro Jabutis, entre eles, o Jabuti de O Livro de Ficção do Ano e o de Melhor Livro Juvenil para “A mocinha do Mercado Central” (2012); três Prêmios João-de-Barro (1986, 2002 e 2008) para “O último dia de brincar”, “O artista na ponte num dia de chuva e neblina” e “A mocinha do Mercado Central”, respectivamente; Prêmio APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte (2013), Jabuti (2014) e Prêmio Brasília (2014) – para “As gêmeas da família”; “Barco a Vapor” (2010) e Jabuti (2012) para “A guardiã dos segredos de família”; Bienal Nestlé (1988) para “Alegria pura”; Prêmio Seleção Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio para “A fantasia da família distante” e “A valentia das personagens secundárias”; dezenas de selos com o Altamente Recomendável da FNLIJ/Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2022, recebeu o Prêmio Hors Concours da Cátedra Unesco de Leitura – PUC Rio por “Alegria pura”, em reedição. Atriz, interpretou a Fada Estrel azul do programa Carrossel na antiga TV Manchete e a tia Stella na TV Record. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília.
A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora). Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.
Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.
Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.
Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.
Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.
Instituição Cultural
Sesc
Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.