Combate à violência doméstica: 2 DDMs são inauguradas na região de Fernandópolis

Prédios passaram por reforma para ampliar estrutura e garantir atendimento acolhedor

  • Data: 15/04/2024 17:04
  • Alterado: 15/04/2024 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP
Combate à violência doméstica: 2 DDMs são inauguradas na região de Fernandópolis

Crédito:SSP

Você está em:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugurou nesta segunda-feira (15) a reforma e ampliação da sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fernandópolis e de Santa Fé do Sul, no noroeste paulista. O governo estadual investiu cerca de R$ 3,6 milhões nas obras.

A unidade de Fernandópolis funcionava em um prédio cedido pelo município até a conclusão das obras do novo local. “É um ambiente mais aconchegante e acolhedor para receber as vítimas. Isso auxilia no atendimento das ocorrências em um momento que é delicado para a mulher”, observou a delegada da DDM de Fernandópolis, Sara Marques de Souza. 

A região possui dez salas on-line da DDM funcionando 24 horas em plantões policiais, sendo que quatro delas foram inauguradas em março deste ano. Além disso, são dez unidades físicas para atendimento dos casos de violência doméstica e familiar.

“É o nosso compromisso com os policiais que trabalham nas DDMs e com a população, que precisa de um atendimento acolhedor”, lembrou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, no descerramento das placas.

Outra ferramenta para auxiliar no combate à violência contra a mulher é o projeto das tornozeleiras eletrônicas, que teve início na cidade de São Paulo, em setembro do ano passado. Conforme o secretário, há previsão de expandir o programa para todo o estado até o final deste ano.

Outras inaugurações

No evento, foram inauguradas também as sedes das delegacias de Santa Albertina, Paranapuã, Três Fronteiras, Guarani D’Oeste e Ouroeste. As obras foram concluídas no final do ano passado, com recursos estaduais de R$ 8,6 milhões.

“Para o policial é preciso ter um ambiente sadio, seguro e condizente com a valorosa profissão. Se apesar de tudo isso tivermos condições dignas de trabalho e desenvolvimento operacional e jurídico, com certeza produziremos mais e melhor”, reforçou o delegado-geral, Artur Dian. 

Casos na região

A SSP tem concentrado esforços para combater os feminicídios em todo o estado de São Paulo. Para isso, analisa de forma contínua a variação dos registros desses crimes para estabelecer políticas públicas de enfrentamento.  

Neste ano, a região de São José do Rio Preto registrou quatro casos de feminicídios no primeiro bimestre do ano. Em todo o interior paulista, foram 34 registros — três a mais na comparação com igual período do ano passado.

A gestão estadual investe continuamente em campanhas para estimular a denúncia de agressores e combater a subnotificação dos casos de violência contra a mulher.

Para isso, São Paulo possui suporte 24 horas às vítimas por meio de 140 unidades físicas das DDMs, além de 141 salas on-line que funcionam em plantões policiais em todo o território paulista com atendimento de uma equipe especializada.

Compartilhar:

  • Data: 15/04/2024 05:04
  • Alterado:15/04/2024 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados