Com refletores e lâmpadas potentes, Centro Histórico fica mais iluminado
Há melhora de 40% na claridade por m²; diferença é visível no entorno de pontos turísticos e de grande movimento, como Viaduto do Chá e Teatro Municipal
- Data: 15/06/2023 11:06
- Alterado: 15/06/2023 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP
Crédito:Guilherme Cunha / SMTUR
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Regula, está reforçando a iluminação no Centro Histórico com a utilização de novas lâmpadas, tirantes (cabos de aço aéreos que cruzam a via), refletores e reformas dos postes ornamentais antigos. Estão sendo instaladas luminárias mais eficientes, equipadas com tecnologia LED, que proporcionam melhora de 40% na iluminação por metro quadrado. Até o final do mês, novas unidades LED serão colocadas em locais como Rua São Francisco, Rua do Ouvidor, Rua Dr. Falcão Filho, Rua Direita, dentre outras vias.
A diferença já é visível em boa parte do Centro, em pontos como o Viaduto do Chá, rua Líbero Badaró ou nos calçadões do entorno do Teatro Municipal.
A previsão é de que até o final do ano os serviços sejam concluídos. Os trabalhos de reforço na iluminação vêm sendo realizados desde agosto de 2019. “Em que pese a região já tenha sido modernizada com a substituição de 100% das lâmpadas antigas (vapor sódio) por lâmpadas LED, dada a relevância do conjunto de patrimônio histórico, o potencial turístico e a grande circulação de munícipes, o prefeito Ricardo Nunes nos determinou revisar o projeto de iluminação local e não poupar esforços para tornar a iluminação ainda mais efetiva”, destacou o diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto.
Outra medida foi a troca das lâmpadas dos postes ornamentais antigos e das luminárias sustentadas por tirantes de aço nos calçadões. As unidades LED são diferenciadas por terem vida útil maior e serem mais eficientes. Além dessas vantagens, cabe observar também que as luminárias LED apresentam superior reprodução das cores dos objetos iluminados, segundo o gerente de Iluminação Pública da SP Regula, Maurício Nastari.
“As potências para cada logradouro público foram definidas por meio de estudos que visam atender os valores mínimos de iluminância (o fluxo luminoso incidente numa superfície por unidade de área de m²) indicados na norma técnica NBR 5101 da ABNT”, explica Nastari.
Já foram instaladas aproximadamente 80 novas luminárias LED. “Vale destacar as 15 unidades em tirantes para melhorar a iluminação da Rua Boa Vista e os 30 projetores especiais de 100 Watts, diferenciados pelo fato de possuírem tecnologia RGB que possibilita a emissão de luz em diversas cores, para iluminação de destaque da fachada do Prédio Histórico e do Monumento Glória Imortal, ambos no Pateo de Colégio”, esclareceu o engenheiro de projetos e expansão da gerência de iluminação da SP Regula, Rafael Judeikis.
Substituições
Ao todo, 25 logradouros públicos já receberam nova iluminação. No entanto, estão sendo realizados estudos para que o trabalho seja reforçado em pelo menos 7 desses locais. “Além disso, 49 luminárias LED de menor eficiência já foram substituídas na rua XV de Novembro, na rua São Bento, na rua Dr. Miguel Couto e na rua do Comércio. Ainda serão substituídas 82 luminárias”, listou Maurício Nastari.
Também está sendo executado um grande trabalho de recuperação dos postes antigos, com a substituição de peças danificadas ou acrescentando objetos faltantes. Atualmente, estão sendo reformados os 106 postes ornamentais da Praça da Sé, com conclusão prevista para outubro de 2023. Todos os serviços deverão estar finalizados até o final deste ano, sendo que os trabalhos mais demorados são as reformas dos postes ornamentais antigos.