Coletor da EcoUrbis está disputando corrida na Dinamarca
Em 2018, Johnatas Cruz foi o 4º brasileiro melhor colocado na São Silvestre, chegando em 13º lugar
- Data: 29/03/2019 13:03
- Alterado: 29/03/2019 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: EcoUrbis
Crédito:EcoUrbis
O coletor de lixo Johnatas de Oliveira Cruz, que trabalha na zona leste da cidade de São Paulo, está representando o Brasil na etapa final do campeonato mundial do Cross Country que será disputado neste sábado, 30 de março, em Aarhus, na Dinamarca.
Johnatas começou a correr em 2015 e foi o 4º brasileiro melhor classificado na São Silvestre de 2018, chegando em 13º lugar. Em sua primeira temporada no Cross Country, ele disputou a Copa Brasil Caixa, realizada em 27 de janeiro, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, e conquistou a medalha de prata. Em seguida, em 23 de fevereiro ele participou do Sul-Americano de Guayaquil, no Equador, e trouxe mais uma medalha de prata. Ele conta que considera um sonho competir pela primeira vez fora do Brasil.
O coletor/atleta trabalha desde 2012 na Ecourbis Ambiental, concessionária responsável pela coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares, mais conhecido como lixo doméstico, nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil funcionários, desde 2005 a empresa conta com um programa para estimular seus profissionais a praticar esportes e todos os anos realiza uma seletiva para definir aqueles que participarão da São Silvestre, com a concessionária assumindo o custo da inscrição.
Em recente entrevista, Johnatas disse que ao saber que a Ecourbis tinha esse programa decidiu trabalhar na empresa. Ele conta que, embora treine todos os dias em um parque, o fato de correr atrás do caminhão ajuda bastante na parte aeróbica