Colégio Santa Marcelina anuncia programa After School
Com carga horária mensal de 80 horas, programa visa desenvolver autonomia, autoconsciência e responsabilidade do estudante, relacionando o exercício da Língua Inglesa às demandas sociais
- Data: 28/04/2023 15:04
- Alterado: 28/04/2023 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Santa Marcelina
Colégio Santa Marcelina anuncia programa After School
Crédito:Divulgação
Com o propósito de atender às demandas atuais da sociedade, o Colégio Santa Marcelina anuncia em suas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o programa After School, período complementar bilíngue oferecido exclusivamente no contraturno aos estudantes da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.
A instituição, que já vem desenvolvendo a educação bilíngue, decidiu ampliar a prática com o programa, visando oferecer experiências significativas aos estudantes, a fim de possibilitar o exercício da língua inglesa aliada a demandas sociais e humanas.
De acordo com o Coordenador de Educação Bilíngue da Rede de Colégios Santa Marcelina, Raphael de Miranda Mota, no After School, o estudante tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em diferentes experiências e ambientes de aprendizagem que possibilitam o uso da língua inglesa, sendo os pontos-chaves para a condução do programa a comunicação, a cultura e a conexão do educando com a realidade. “O projeto oportuniza que os estudantes se tornem cidadãos globais engajados socialmente, desenvolvendo seu pensamento crítico, sua voz e identidade. Além disso, busca ampliar o repertório sociocultural e histórico, vinculando à aprendizagem, à vivência e à ação transformadora do estudante na sociedade, bem como desenvolver a proficiência na Língua Inglesa, de forma autônoma, responsável e ética”, explica.
As características e funcionamento do After School
Segundo Mota, atualmente o programa já conta com 150 estudantes e apesar de ter suas atividades nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro, existem planos para expandi-lo para outras unidades. Além disso, com o intuito de entender e atender os estudantes que desejam ou precisam permanecer mais tempo na escola fora o período da prática pedagógica regular, o After School oferece uma carga horária de acordo com as necessidades das famílias, sendo 80 horas mensais ou 20 horas semanais.
No mesmo sentido, as atividades do programa foram desenvolvidas de forma modular e em momentos, chamados de “Times” (tempos, em inglês), para que o estudante tenha uma variedade de trilhas de aprendizagens focadas no desenvolvimento de sua autonomia, autoconsciência e responsabilidade. Alguns dos times são: Sports Time, Game Time, Maker Time, Money Time, Study Time, Story Time, Movie Time, Arts Time, Music Time, Lunch Time, Snack Time e Cooking Time.
Para o coordenador, este modelo, que proporciona atividades individuais e em grupo, favorece o dinamismo e flexibilidade do programa, podendo se adequar a diferentes contextos e maturidade dos estudantes. Mota explica ainda que, dentro do âmbito pedagógico do Colégio Santa Marcelina, o olhar para a educação bilíngue segue a abordagem “Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (CLIL)”, que prioriza o uso da língua inglesa como meio para uso em um contexto conectado à realidade.
“Cada um possui um tempo de aprendizagem e maturidade diferente. Portanto, na conjuntura deste programa, conseguem conviver respeitando os colegas e suas diferenças, ouvem bastante e se comunicam à medida que se sentem acolhidos e seguros. Conforme há um desenvolvimento pessoal e social, em relação ao idioma, demonstram isso fora do colégio, quando são estimulados ou colocados em situações que demandam o uso da língua inglesa, como viagens, conversas, assistindo filmes e séries, ouvindo músicas, entre outras situações”, defende.
A importância da educação bilíngue no After School
A condução do programa na Rede de Colégios Santa Marcelina é realizada pelo Coordenador de Educação Bilíngue Raphael de Miranda Mota e cada uma das duas unidades dispõe também de outros responsáveis. Na unidade de São Paulo, o novo programa conta com o apoio das coordenadoras Fabiana Cursi, Ana Amélia Sanches e Savina Allodi, bem como da Gestão Pedagógica. Já na unidade do Rio de Janeiro, participam diretamente do projeto os coordenadores George Luiz Cunha Ferreira, Fernanda da Silveira e Maria Alice Oliveira Bral. Para a instituição, o After School é uma forma de estar sempre atendendo às demandas atuais e oferecendo as melhores oportunidades de desenvolvimento aos seus estudantes.
De acordo com Mota, o inglês no contexto imersivo (After School) não é uma experiência de aprendizagem específica, mas uma conduta em todas as atividades, de forma integrada e dinâmica. “A transitoriedade de idiomas de forma fluida e natural é imprescindível para o desenvolvimento neural de um cidadão bilíngue. Desta forma, queremos capacitar nossos estudantes para serem jovens com uma formação rica culturalmente e com habilidades técnicas e sócio emocionais bem consolidadas para enfrentar um mundo bastante exigente”, finaliza.