Colégio Adventista lança projeto para incentivar a escrita e leitura na comunidade escolar
Concurso premia alunos com produção de um ebook, Kindle e até lançamento de um curta-metragem
- Data: 28/03/2022 11:03
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Adventista
Colégio Adventista de Santo André
Crédito:Divulgação
O Colégio Adventista deu início ao ‘Projeto Redação 2022’ em todas as unidades do ABC e Baixada Santista. Com o tema “Ele é o Autor da Natureza: Eu Sou um Escritor que Preserva”, o concurso tem como objetivo incentivar as práticas de escrita e leitura, apresentar os recursos linguísticos – seja na escrita ou no discurso – para toda a comunidade escolar por meio da escrita dos textos propostos, de vídeos registrados em todo o processo criativo e, finalmente, a publicação de um livro como registro e identidade de cada aluno de 2022.
Com duração de oito meses, a estratégia funciona a partir da acumulação de pontos. Na primeira etapa, os professores explicam sobre os conceitos dos gêneros textuais, apresentando ideias lúdicas para trabalhar a obra em sala de aula. Na segunda fase, a participação dos alunos começa a ser apurada, e os registros em vídeo são coletados para anexar ao banco de imagens que dará origem ao curta-metragem. E por fim, na terceira etapa, os participantes e orientadores passam pela revisão e entrega final do texto.
Entre as categorias estão: autor-mirim (2° e 3° ano – Fundamental I), com poema de cordel; autor-júnior (4° e 5° ano – Fundamental I) com relato pessoal; autor-juvenil (6° e 7° ano – Fundamental II) com carta argumentativa; autor-adolescente (8° e 9° ano – Fundamental II) com artigo de opinião e ‘autor-ENEMzeiro’ (Ensino Médio) com dissertação-argumentativa.
Os prêmios dos orientadores estão divididos entre um Kindle para o 3° colocado, uma TV Smart de 43 polegadas para o 2° e uma moto elétrica para o vencedor. Para o aluno, além do evento de premiação, será atribuída uma produção de ebook e o lançamento do curta-metragem com os bastidores das oficinas. “Para além do prêmio, é urgente a necessidade de valorizar o aluno e a sua produção de texto”, aponta Marizane Piergentille, diretora de educação do Colégio.
Todos os alunos recebem um certificado que comprove e valorize a participação no projeto Sou Escritor. “Autor só é autor se for lido, por isso a primeira e principal valorização é a certeza de que isso será feito. A produção de um ebook com todos os textos é parte essencial do projeto e do prêmio individual dos alunos”, finaliza.