Cocuradora da Ocupação Benjamim de Oliveira fala sobre a mostra em live
Erminia Silva leva o respeitável público para um passeio por entre as cerca de 120 peças, que compõem a mostra em cartaz até 27 de fevereiro
- Data: 10/12/2021 12:12
- Alterado: 10/12/2021 12:12
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Live com Erminia Silva – na Ocupação Benjamim de Oliveira
Crédito:Divulgação
No dia 14 de dezembro, terça-feira, às 19h, a convidada da série de lives mensais, que o Itaú Cultural tem realizado no Instagram https://www.instagram.com/itaucultural/, é a cocuradora da Ocupação Benjamim de Oliveira. Filha de circenses, Erminia Silva se dedicou ao estudo do circo no Brasil da graduação ao doutorado. Em 2003, Mina, como também é conhecida, lançou o livro Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil que investiga a profunda atuação deste palhaço e empreendedor no desenvolvimento dessa arte no país. A obra ganhou versão revisada e será lançada em fevereiro de 2022, pelo Itaú Cultural e a editora Martins Fontes.
Durante a live na Ocupação e conduzida por uma das educadoras da organização, Victória Oliveira, Erminia leva o respeitável público para um passeio por entre as cerca de 120 peças, que compõem a mostra em cartaz até 27 de fevereiro, no piso térreo da organização. Entre jornais da época, muitas fotografias, audiovisuais, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas de músicas interpretadas por ele e por seus companheiros de composição, como Mário Pinheiro, Eduardo das Neves, Catulo da Paixão Cearense, Chiquinha Gonzaga e Paulina Sacramento, ela entra na trajetória fantástica desse mineiro, filho de uma mulher escravizada com um capataz de fazenda.
Benjamim tinha 12 anos quando fugiu com o circo que visitava sua cidade. Hoje, é lembrado como um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização do circo brasileiro. Por exemplo, ele fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo estreando, em 1904, um texto próprio, chamado O Diabo e o Chico. O sucesso foi tamanho que a partir dali a programação circense passou a contemplar as montagens teatrais com muito sucesso de público e crítica. É pela extensa, criativa e extraordinária vida de Benjamim, que Erminia passeará, junto do público na última live educativa do ano.
A série
Esta série de lives mensais realizadas pelo Itaú Cultural tem o propósito de aproximar o público das exposições em curso na organização. Mediada pelos educadores do Itaú Cultural e com interpretação simultânea em Libras, as conversas on-line ao vivo propõem uma investigação acerca dos diversos aspectos presentes nas mostras em cartaz.
Participaram em edições anteriores, o ator Lima Duarte, homenageado na 50ª mostra do projeto Ocupação; Juçara Marçal, curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga; Edinha Diniz, biografa da maestrina; a artista visual Beatriz Milhazes, que teve uma mostra panorâmica de sua obra na instituição e no Masp, Beatriz Milhazes: Avenida Paulista; o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Ailton Krenak, a jornalista Bianca Santana, curadora da Ocupação Sueli Carneiro, e a assistente de curadoria da exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória. Todas elas podem ser vistas no IGTV do IC – www.instagram.com/itaucultural/channel/.
SERVIÇO
Live com Erminia Silva – na Ocupação Benjamim de Oliveira
Dia 14 de dezembro (terça-feira), às 19h
No Instagram do Itaú Cultural: https://www.instagram.com/itaucultural/
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos aproximadamente