Clube do Bem-te-vi ganha Selo de Direitos Humanos e Diversidade pelo 2º ano consecutivo

Com foco na educação para o trânsito, o programa educacional do Detran.SP e Polícia Militar já atendeu mais de 1,6 milhão de alunos do ensino fundamental no Estado

  • Data: 29/10/2021 11:10
  • Alterado: 29/10/2021 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran.SP
Clube do Bem-te-vi ganha Selo de Direitos Humanos e Diversidade pelo 2º ano consecutivo

Clube do Bem-te-vi ganha Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Crédito:Detran.SP

Você está em:

O programa de educação para o trânsito Clube do Bem-te-vi recebe nesta sexta-feira (29), no Museu do Futebol, pelo segundo ano consecutivo, o “Selo de Direitos Humanos e Diversidade”, honraria da Prefeitura de São Paulo oferecida às empresas públicas, privadas e do terceiro setor que se destacam pela adoção de boas práticas, inclusão social, diversidade e direitos humanos. 

Coordenado pelo Detran.SP em parceria com a Polícia Militar do Estado, o Clube do Bem-te-Vi existe há 30 anos e visa levar a educação de trânsito para crianças, transformando-as em agentes multiplicadoras. Desde sua criação, em 1981, o programa já atendeu mais de 1,6 milhão de alunos de 4.631 entidades (entre escolas e APAEs) em 348 municípios paulistas. Retomado em agosto deste ano, a ação contemplará mais 35 entidades dos municípios de Monte Alto e Jundiaí até o mês de dezembro.

“É um esforço do Detran e do Governo de São Paulo para formarmos bons cidadãos. E um cidadão melhor respeita mais a legislação. Respeita as leis de trânsito e respeito o próximo. Nosso muito obrigado e parabéns às equipes do Detran por esse reconhecimento, que nada mais é do que um esforço conjunto com a Polícia Militar, que é nossa grande parceira”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Suspenso durante a pandemia, o programa voltou a ser realizado durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro, em cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs da Capital), espalhados em todas as regiões da Capital, impactando 1.084 crianças.

O Clube do Bem-te-vi é um programa completo, que envolve não só a dedicação dos técnicos e especialistas em trânsito do Detran de São Paulo, mas também escolas e o corpo docente da cidade, em uma união de forças para reduzir os índices de mortalidade infantil no trânsito. Para nós, equipe do Selo, a iniciativa mais uma vez nos mostra que a educação pode de fato salvar vidas”, afirma a coordenadora de promoção e defesa de direitos humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raíssa Saré.

O programa do Clube do Bem-te-vi é composto por palestras educativas ministradas por agentes da PM e atividades lúdicas para crianças do 1º. ao 5º. ano como desenhos, filmes e jogos que tratam do trânsito como cidadania.  Ao final das atividades, os melhores desenhos feitos por alunos das escolas participantes ganham como prêmio uma mochila e uma camiseta durante o evento de encerramento das atividades nas cidades.

Além das escolas, a programação é também realizada nas unidades das APAEs dos munícipios, sem distinção de idade dos participantes, já que o objetivo é a inclusão social de todas as crianças à ação educacional.

“Quando um adulto é chamado a atenção por uma criança devido a uma irregularidade ou desatenção cometida no trânsito, o efeito disciplinador tem forte impacto, levando-o a reflexão”, diz o cabo PM João Carlos Rodrigues, palestrante do Clube do Bem-te-vi.

PROGRAMAÇÃO 2021

Cidade: Monte Alto / SP

Data: 26/10 até 12/11

10 escolas e APAE serão atendidas

Cidade: Jundiaí

Data: de 16/11 a 3/12

25 Escolas serão atendidas

Compartilhar:

  • Data: 29/10/2021 11:10
  • Alterado:29/10/2021 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran.SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados