Clube de Leitura do Memorial conversa sobre conto de Alfonso Hernández Catá
Encontro virtual será dia 27 de novembro, às 10h, a partir da leitura de "O gato"
- Data: 26/11/2021 11:11
- Alterado: 26/11/2021 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto “O gato”, do cubano Alfonso Hernández Catá, no último encontro da temporada. Neste semestre, o tema do clube é a Zooliteratura na escrita de autores latino-americanos. A conversa será dia 27 de novembro, às 10h.
Alfonso Hernández Catá destacou-se entre os principais escritores cubanos posteriores à independência do país. Foi responsável por introduzir novos temas e formas narrativas na literatura cubana. O texto “O gato” integra a coletânea Contos da América Latina, publicado em versão e-pub, com organização de Martha Lúcia Pulido Correa.
No primeiro encontro, em agosto (28), a conversa foi sobre o conto “Xavier”, de Maria Esther Maciel (Brasil). Em setembro (25), “A lebre dourada” de Silvina Ocampo (Argentina) foi o texto escolhido para a apresentação. Em outubro, foi discutido “Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida (Brasil), e “O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba) encerra o ciclo.
Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto estará disponível no formulário de inscrição.
A terceira edição do Clube de Leitura Ler a América Latina tem como tema a Zooliteratura. A proposta é apresentar obras latino-americanas em que os animais são representados como seres dotados de inteligência, sensibilidade e sabedoria, bem como a complexidade de suas relações com os humanos.
O termo foi criado pelo filósofo Jacques Derrida, para definir a presença de animais na produção de alguns autores e abre espaço para se pensar em um conjunto de obras literárias em que a presença do animal ultrapassa o lugar convencional.
O link para acessar a plataforma será disponibilizado após o envio do formulário de inscrição, que deverá ser preenchido on-line, no endereço https://forms.gle/jiaHK3udbsHjrwHY8.
Sobre Alfonso Hernández Catá
Alfonso Hernández Catá nasceu na vila Aldeadávila de la Rivera, em Salamanca, Espanha, filho de pai espanhol e mãe cubana. Alfonso Hernández Catá fez carreira diplomática, o que o levou a residir em vários países da Europa e da América.
Publicou diversos romances, como Pelayo González, A morte nova, O bebedor de lágrimas e O anjo de Sodoma.
No entanto, foi a produção de contos que trouxe maior popularidade ao autor. Seus textos estão reunidos em volumes como Os sete pecados, Os frutos ácidos, Pedras preciosas e Manicômio. Faleceu em um acidente de avião no Rio de Janeiro, durante uma viagem de trabalho, em 8 de novembro de 1940.
O Clube de Leitura
O Clube de Leitura Ler a América Latina é um projeto do Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre literatura latino-americana. Já foram temas do programa “Literatura Fantástica” e “Mulheres Contam”, sobre literatura feminina.
A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs).
Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina – Zooliteratura na América Latina
Dia 27 de novembro, às 10h
Conto: “O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba)
Plataforma: Zoom
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo
Inscrições:https://forms.gle/jiaHK3udbsHjrwHY8
Chat de discussão do Clube no Telegram: https://t.me/joinchat/a7QZHonRQ9FjZTcx