Cine Eldorado exibe filmes sobre a temática do negro

Mostra ‘Negro no Cinema’ integra programação da Kizomba – Festa da Raça

  • Data: 04/11/2013 08:11
  • Alterado: 04/11/2013 08:11
  • Autor: Ana Maria Machado
  • Fonte: PMD
Cine Eldorado exibe filmes sobre a temática do negro

Crédito:

Você está em:

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Diadema – CREPPIR promove, a partir da terça-feira, 5/11, até o final do mês dezembro, diversas atividades relativas ao ‘Mês da Consciência Negra Kizomba – Festa da Raça’. 

Como parte da programação, o Cine Eldorado exibirá quatro longas metragens, sendo dois estadunidenses e dois brasileiros, que tratam da imagem e das questões do negro captadas pela linguagem cinematográfica. Os filmes serão exibidos nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, sempre às 19h30.

MÃOS TALENTOSAS (A História de Ben Carson) – EUA, drama, 90 min. Baseada em fatos reais, trata-se da história inspiradora de um renomado neurocirurgião negro norte-americano que supera obstáculos e muda a história da medicina ao fazer uma cirurgia de separação de gêmeos siameses. De menino pobre e desmotivado da cidade de Detroit, chega, aos 33 anos, ao posto de diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Produzido em 2009, o filme tem a direção de Thomas Carter e é protagonizada pelo ator Cuba Gooding Jr. A classificação indicativa é de 12 anos.

BESOURO – Brasil, ação, 94 min. Um menino que se identifica com um inseto e, a partir daí, passa a desafiar as leis do preconceito e da opressão. Filho de ex-escravos, nascido em 1897, em Santo Amaro da Purificação, Manoel Henrique Pereira, aos vinte anos já era chamado de Besouro Mangangá, ou Besouro Cordão de Ouro.  Capoeirista de renome, a quem ninguém conseguia superar nesta luta, tinha que se submeter às condições de trabalho impostas pelos fazendeiros de sua terra, na lavoura de cana. Destemido e não suportando a opressão, ele se rebelava, o que contribuiu para a construção de sua fama. Direção João Daniel Tikhomiroff e classificação indicativa livre.

A VIDA SECRETA DAS ABELHAS – EUA, drama, 109 min. Nos anos 60, no sul dos Estados Unidos, a adolescente Lily, de 14 anos, vive atormentada pelas lembranças da mãe. Para fugir da relação problemática que tem com o pai, decide acompanhar sua tutora Rosaleen para uma cidadezinha do interior do estado. É lá que a jovem irá conhecer August, a mais velha das irmãs Boatwright, que revelará segredos do passado de sua mãe. Ao mesmo tempo, a menina encontrará consolo na magnetizante criação de abelhas das irmãs. Direção de Gina Prince-Bythewood e classificação indicativa livre.

Quase Dois Irmãos – Brasil, drama, 102 min. Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional e ambos cumpriam pena na mesma galeria. Nesse ambiente se reencontram dois amigos, Miguel, jovem intelectual de classe média, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho. O filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos. A direção é de Lucia Murat e a classificação livre.

Serviço:
Mostra ‘O Negro no Cinema’
Mãos Talentosas (A História de Ben Carson)
Dia 6 – quarta-feira – 19h30. 12 anos

Besouro
Dia 13 – quarta-feira – 19h30. Livre

A Vida Secreta das Abelhas
Dia 20 – quarta-feira – 19h30. Livre

Quase Dois Irmãos
Dia 27 – quarta-feira – 19h30. Livre
Local: Cine Eldorado – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/11/2013 08:11
  • Alterado:04/11/2013 08:11
  • Autor: Ana Maria Machado
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados