Cinco motivos que fazem de Botucatu Top destino de Turismo-Cultural
Cidade é destino certo para todos os gostos e todos os bolsos, o ano inteiro.
- Data: 24/02/2023 15:02
- Alterado: 24/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Turismo Botucatu
Crédito:Divulgação
Botucatu é um dos Top destinos em Turismo Cultural do Estado de São Paulo e agora você vai conhecer alguns dos motivos que fazem da cidade um destino imperdível em qualquer época do ano.
Ao acompanhar o trabalho que a cidade desenvolve em sinergia entre Cultura, Turismo e Lazer; e Poder Público, iniciativa privada e instituições, é possível entender porque Botucatu é tão badalada e procurada e multipremiada. São inúmeras atividades turísticas-culturais que acontecem durante todo o ano. Muitas vezes há mais de uma atividade no mesmo dia. E o melhor, a grande parte é aberta ao público, através da secretaria Adjunta de Turismo, que coordenada, oraniza e dá ritmo aos eventos.
Um dos motivos é a própria cidade que se desenvolveu no topo da Cuesta, o que proporciona lindos cenários, paisagens deslumbrantes, mirantes e cachoeiras. A área urbana mistura modernidade e preserva o que há de melhor do período republicano, com prédios históricos de grandes arquitetos restaurados e entregues para o uso da população.
Outro fator que culmina na forte cena turística e cultural, e que oferece acesso a todos às atividades é que a cidade é um celeiro artístico. Berço da música caipira, Botucatu tem DNA musical e criativo e, atualmente, o turismo é o grande potencializador e propagador dos artistas, através das atividades desenvolvidas na Cidade, com editais, como o programa Musitur, que leva música aos pontos turísticos da cidade. Há ainda o Festival das Aves, o Programa de Incentivo à Produção Artística (Pipa).
Além de Top Destinos, Botucatu venceu o Prêmio de Capital Cultural do Governo do Estado em 2021 e 2022. Entenda os atributos, programas e atividades que colocam a cidade como Top destino em turismo cultural.
Organização e infraestrutura
A cidade respira cultura, arte e há organização, harmonia e sinergia entre Poder Público, instituições e iniciativa privada, o que oferece programação variadas com música, artes, teatro e festivais aos visitantes.
Botucatu também possui boa rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes e demais serviços encontrados em cidades de médio-porte. Uma cidade preparada para receber todo tipo de turista.
Equipamentos públicos, institucionais e privados.
Com uma arquitetura do período republicano, Botucatu tem a única pinacoteca do interior do estado. Instalada em um prédio projetado na década de 1920, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O local já recebeu exposições como Rodin: Figura e Modernidade em parceria com a Pinacoteca de São Paulo; exposição Luso Afro Brasil – encontros: arte, história e memória; Exposição Vale do Rio Omo : o povo e a natureza; exposição Migrações à mesa, em parceria com o Museu da Imigração.
A Pinacoteca também abriga diversos eventos das secretarias de Cultura, Educação e incentiva e apoia a formação de artes, com salas para leitura. Também abriga oficinas e as sessões de Cinema Pontos MIS, em parcerias com o Museu da Imagem e do Som
A praça Isabel Arruda, no Centro, recebe diversos eventos durante o ano, inclusive as feiras turísticas, com artesanato, gastronomia, arte e cultura.
O Complexo da Estação Ferroviária de Botucatu também recebe atrações como exposições e musicais. A construção é em estilo Art déco e é possível visitar a cúpula do salão de entrada e os salões superiores onde funcionava a administração.
O Mercado Municipal foi restaurado em 2016, o local recebe atrações musicais como o Jazz no Mercadão.
A Catedral de Sant’Anna que se assemelha muito à catedral da Sé de São Paulo, possui a assinatura do mesmo engenheiro, Cav. J. Sachetti. Possui vitrais, grandes portas de madeira entalhadas, cúpula, torres e criptas. Vale a pena a visita.
A Igreja de Santo Antônio é considerada um dos mais importantes mirantes da cidade. Periodicamente, recebe atrações musicais ao pôr do sol, que encantam milhares de visitantes em dias de atividades.
A cidade ainda conta com outros espaços, como o Teatro Municipal, Museu Histórico e Pedagógico, Casa da Juventude, espaços autônomos de arte, bares e cinemas.
Recursos Humanos – a infraestrutura física necessita da ativação dos espaços. Botucatu é rica em artistas, celeiro cultural e criativo.
A cidade possui a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Jovem, Banda Sinfônica, Grupos de Teatro,
Projetos, Planejamento e execução
Os equipamentos e recursos aliados a um trabalho de excelência propicia aos visitantes e moradores uma programação permanente, com programas que vão de levar música aos pontos turísticos (MusiTur), Festival das Aves, Lei Aldir Blanc, Virada SP, e o PIPA (Programa a Produção Artística e Cultural).
O Musitur promove atrações como a Orquestra e banda Sinfônicas Municipal com músicos da cidade no Parques da Marta e da Pedra do ìndio, em Rubião Júnior e na Orla do Rio Bonito. Também são realizadas atividades como o Jazz no Mercadão, no Rio Bonito e em Rubião; feiras turísticas com artesanato, gastronomia, arte e cultura.
Atividades diferenciadas
As orquestras em pontos turísticos e eventos culturais se aliam ao à iniciativa privada com festivais de blues e jazz, festivais de bandas, festival de inverno e programação de Natal.
Há também Festival de inverno, a Semana Angelino de Oliveira (música regional), Projeto Banda na Praça, Oficinas culturais, Circuito Cultural Sesi, Projeto Guri, Pontos MIS – em parceria com o Museu da Imagem e do Som.
Botucatu também recebe circuitos estaduais e nacionais, como a ViradaSP, Lei Aldir Blanc, Proac, Circuito Sesi, entre outros.
A cidade conta com espaços autônomos de arte, produtores também autônomos realizam uma gama de festivais de Rock, Blues e Jazz e MPB. Há ainda, academias e grupos de dança, grupos de teatro, bares culturais e temáticos.
Localização
Botucatu é localizada no topo da Cuesta de Botucatu, a 840 metros acima do mar. A cidade está a 220 quilômetros da capital, no centro-oeste paulista, com acesso pelas rodovias Castelo Branco e Marechal Rondon.O clima é agradável, com biomas de Mata Atlântica e Cerrado, lindas paisagens, flora e fauna, mirantes, cachoeiras e diversos atrativos naturais, urbanos e rurais.
Além do turismo cultural, Botucatu destaca-se também no ecoturismo, bioturismo, turismo e esportes de aventura e turismo rural.
Saiba mais em: www.turismo.botucatu.sp.gov.br