Cinco cuidados com a mastigação para aproveitar as ceias de final de ano com saúde bucal em dia
Não exagere nas carnes, castanhas e sobremesas açucaradas, vinhos e refrigerantes, que podem afetar o esmalte dos dentes.
- Data: 18/12/2024 16:12
- Alterado: 18/12/2024 16:12
- Autor: redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
As festas de final de ano são marcadas por fartas refeições e confraternizações repletas de pratos típicos, mas, para evitar problemas bucais é essencial adotar cuidados com a mastigação e a saúde oral. De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Odontologia, realizada em 2024, 35% dos brasileiros adiam tratamentos dentários, o que aumenta os riscos de complicações.
Além de carnes, castanhas e sobremesas açucaradas, bebidas como vinhos e refrigerantes também podem afetar o esmalte dos dentes. Para auxiliar neste momento, a dentista Fernanda Oliani Marur, coordenadora técnica da Oral Sin, maior rede de implantes dentários do Brasil, traz cinco orientações práticas para aproveitar as comemorações sem comprometer o sorriso.
1. Cuidado redobrado com alimentos duros
Carnes fibrosas, castanhas e doces mais consistentes, comuns nas ceias de Natal e Ano Novo, exigem mastigação cuidadosa, especialmente para quem usa próteses ou está em tratamento odontológico. Esses alimentos podem causar fraturas dentais ou danos em próteses. Recomenda-se cortá-los em pedaços menores e mastigá-los lentamente para evitar acidentes.
2. Moderação com alimentos açucarados
Panetones, sobremesas e outros doces típicos podem aumentar os riscos de cáries, principalmente quando consumidos em excesso. O equilíbrio é a chave. Consumir água regularmente e realizar uma higiene bucal correta após as refeições é essencial para minimizar os danos do açúcar.
3. Atenção aos sinais de alerta
Desconforto ou dor ao mastigar, sangramento gengival e mau hálito podem indicar problemas bucais que exigem atenção profissional. Não ignore esses sinais, procure um dentista o quanto antes.
4. Escolhas inteligentes de bebidas
Refrigerantes e vinhos, muito consumidos nas festas, têm alto teor de acidez, o que pode desgastar o esmalte dental. Uma boa prática é esperar pelo menos 30 minutos após o consumo para escovar os dentes, permitindo que o pH bucal se normalize.
5. Prevenção antes e depois das festas
Aproveite o final de ano para realizar revisões odontológicas e, quem sabe, fazer um clareamento dental para um sorriso ainda mais brilhante nas fotos de celebração. Um planejamento preventivo reduz desconfortos e garante que você aproveite as festas com saúde e confiança.
Sobre a Oral Sin
Fundada em 2004, em Arapongas, Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Atualmente, são mais de 500 unidades distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo. Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.
A Oral Sin é uma rede premiada com o Selo de Excelência em Franchising – ABF, o principal prêmio do setor de franquias. Foi eleita uma das Melhores Franquias do Brasil em 2022 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e é a 1ª franqueadora do setor odontológico com Certificação Internacional do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 2015.